Massa corrida. Então, o que dizer sobre as bolhas na massa corrida? A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.
Como faço para não aparecer a marca da massa corrida na parede onde fiz o reparo?
Para corrigir isso, lixe um pouco da tinta nova, aplique mais massa usando uma espátula larga (como 4 polegadas), depois raspe-a para ficar lisa, para que seja necessário um lixamento mínimo.
O segredo para deixar a massa corrida lisinha, sem desníveis na superfície, é a preparação eficaz da parede. Para isso, é necessário caprichar e lixar bastante para depois passar um selador. Paredes internas devem receber massa corrida pura. Já as externas devem ser emassadas com massa acrílica.
Geralmente, de duas a três demãos são suficientes para uma aplicação de qualidade. Aguarde quatro horas para a secagem final, evitando apressar essa etapa do processo também.
É preciso lixar a primeira demão de massa corrida?
Vale lembrar que, em ambos os casos, antes de pintar, é preciso lixar a parede (após a secagem da massa), usando lixa fina e limpar, para retirar o pó e então poder dar início à pintura. Entre as demãos, você pode usar a lixa mais grossa apenas para retirar pequenas imperfeições.
Quanto tempo entre uma mão e outra de massa corrida?
Após a aplicação da primeira demão, aguarde entre 12 e 24 horas para que a massa seque por completo. Após esse período, se quiser, aplique uma segunda mão.
Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.
A massa corrida está muito dura? Não precisa se preocupar. A dica é diluir o produto com água, na proporção de 5% a 10% do volume. Feita a diluição, misture bem para que a massa fique homogênea e utilize-a em no máximo 24 horas.
Com a espátula, pegue um pouco da massa, coloque na desempenadeira e aplique na parede. É importante aplicar uma camada fina e uniforme. Deixe secar conforme instruções na embalagem e, depois, aplique mais uma camada, corrigindo as imperfeições.
A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.
Para finalizar o processo, utilize uma lixa massa – grão 150-220 – que é fininha e proporciona um acabamento final impecável. 💬 Dica: facilite a aplicação e conformação da massa corrida ou acrílica utilizando uma espátula plástica.
Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.
Pode passar massa corrida por cima de massa corrida?
Agora que você já sabe que pode passar massa corrida em parede pintada, é fundamental ter em mente que, em alguns casos, pode ser necessário diluir a massa corrida antes da aplicação. Para o Suvinil Massa Corrida, a massa já vem pronta para o uso.
O que passar antes da massa corrida para evitar umidade?
Aplique impermeabilizante seguido de massa corrida: Impermeabilizantes são uma excelente solução quando o assunto é sobre como acabar com umidade da parede. Aplique o produto sobre a superfície, deixando secar bastante e depois aplique outra demão, sempre seguindo as instruções presentes na embalagem.
Na maioria das vezes, as paredes estufam ou descascam justamente porque receberam muita umidade. É muito comum isso acontecer em paredes que são a extensão de áreas molhadas, como banheiros. Paloma alerta que antes de arrumar a parede descascada, é preciso consertar a infiltração causadora da umidade.
Espere secar conforme o tempo indicado na embalagem (geralmente 3 horas) e aplique a segunda demão, fazendo o mesmo procedimento. Ao final do tempo de secagem, use a lixa mais fina para dar acabamento. Passe um pano para retirar o pó e pronto!
Sim, é possível, mas não é o ideal. O recomendado para paredes novas é aplicar selador até 90 dias após o reboco. Depois disso, é necessário usar fundo preparador, aplicar massa corrida ou acrílica, lixar bem e finalizar com mais uma demão de fundo preparador antes de pintar.
O selador é exclusivamente recomendado para pinturas novas, como em paredes rústicas ou paredes com reboco. Esse produto deve ser aplicado antes da massa corrida ou da tinta, para permitir uma regularização leve e uma boa aplicação dos produtos.
Aplique duas demão de massa corrida, caso seja necessário. O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.
Existem diversas situações que podem deixar a parede descascando. Porém, na maioria dos casos, o reboco de má qualidade é o principal motivo. Se ele estiver pulverulento ou “fraco”, pode prejudicar a pintura. Em situações mais graves, ele pode provocar até o desplacameto da superfície, quando partes maiores se soltam.
Qual a lixa ideal para lixar parede com massa corrida?
Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.
Embora as funções sejam semelhantes, a massa corrida é indicada apenas para superfícies sem contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser aplicada tanto em áreas secas quanto úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas.