26/9 – Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.
Qual é a data correta da comemoração do Dia do Surdo?
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Que dia é comemorado o dia do deficiente auditivo?
A comunidade surda no país comemora no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Deficiente Auditivo. Nessa data, são relembradas e comemoradas as lutas por mais bem-estar, dignidade e cidadania para os surdos.
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
No Dia Nacional dos Surdos é importante falar da língua e da educação dos surdos. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil, desde 2002.
O dia 24 de abril será celebrado como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos do País. Eduardo Barbosa: a criação do Dia Nacional de Libras marca anos de luta da comunidade surda.
“O Dia Nacional do Surdo é importante para divulgar o tema. Foi oficializado em 2008 e hoje, em 2022, percebemos vários grupos, até no futebol, discutindo questões de acessibilidade. Há empresas, por exemplo, que já fizeram propaganda divulgando a língua de sinais.
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todas as pessoas que morreram depois de serem classificadas como “surdas”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão. DATAS IMPORTANTES: 10 de setembro - Dia Internacional das Línguas de Sinais.
A escolha do mês de setembro é devida a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade: 6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão.
Porque o dia 26 de abril é uma data marcante para a comunidade surda?
A data foi escolhida para coincidir com a aprovação do projeto de lei 10.436 que, em 2002, reconheceu a língua como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, que inclui não apenas as pessoas com deficiência auditiva, como também familiares, amigos, parceiros, intérpretes, entre outros.
Oficializado em 2008, por meio do Decreto de Lei Nº 11.796, o dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. E esse dia é um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda.
Comemoração – O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.
No Dia Nacional de Libras, 24 de abril, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou uma série de vídeos educativos em suas plataformas de mídia social.
23 de fevereiro é o DIA NACIONAL DO SURDO-MUDO. A data busca ajudar a promover iniciativas inclusivas, além de ressaltar as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inserção dos surdos na sociedade.