Pocar, gastura, taruíra, chapoca, essas são algumas das expressões tipicamente capixabas, que fazem parte do dia a dia das pessoas do Espírito Santo. É o chamado "capixabês"!
Pode não parecer um sotaque tão marcante se compara ao de outras regiões como o Nordeste, o Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio. Mas o “dialeto capixaba” existe. Basta observar o semblante confuso do mineiro ou do nordestino, por exemplo, ao ouvir algo como “O show pocou”, “Matei a taruíra” ou mesmo o tradicional “Iá!”.
A identidade linguística do capixaba não é mui- to reconhecida, o que contribui com a convicção de que não existe sotaque por aqui. Mas a verdade é que, quem é do Espírito Santo, tem sotaque sim. Mesmo não sendo muito nítido. É o que apontam estudos do projeto Português Falado na Cidade de Vitória (PortVix).
Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca.
O Espírito Santo ensina-nos, recorda-nos e – outra sua característica – faz-nos falar com Deus e com as pessoas. Não existem cristãos mudos, emudecidos de alma; não há lugar para isso. Ele leva-nos a falar com Deus na oração.
1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.
Conforme a pesquisa, o Rio de Janeiro lidera lista dos sotaques que as pessoas gostariam de ter. A maioria dos internautas disse que, se pudesse escolher, falaria como os fluminenses, com direito ao uso de termos como “mermão” (meu irmão) e bróder (brother, irmão em inglês).
Além do seu nome próprio, que é o mais empregado nos Actos dos Apóstolos e nas epístolas, encontramos em S. Paulo as designações: Espírito da promessa (Gl 3, 14; Ef 1, 13), Espírito de adopção (Rm 8, 15: Gl 4, 6), Espírito de Cristo (Rm 8, 9), Espírito do Senhor (2 Cor 3, 17). Espírito de Deus (Rm 8, 9.
Constituído sob a coroa e sob a cruz da igreja, o Espírito Santo é predominantemente católico, conforme mostrou o Censo Demográfico de 2010. A cada 100 moradores, 53 se diziam ligados à Igreja Católica Apostólica Romana. Outros 33 pertenciam às diferentes denominações evangélicas.
Quem tem o Espírito Santo tem que falar em línguas?
Ao falar da linguagem sobrenatural de oração do Espírito Santo, é preciso que fique bem claro que há “uma sociedade” nesta manifestação. O Espírito Santo não fala em línguas, somos nós que o fazemos; mas por outro lado, não falamos de nós mesmos, somente o que o Espírito do Senhor nos inspira a falar.
Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.
"Exqueci o ixqueiro na exquina da excola..." Você já deve ter notado que essa é a característica mais forte do sotaque do Rio de Janeiro - o chiado. Ele é motivo de orgulho para quem é de lá - e muitas vezes de estranhamento para quem é de fora.
Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.
O Espírito Santo fala de maneira poderosa através da Palavra de Deus. Ao ler, meditar e praticar as Escrituras, desenvolvemos uma intimidade mais profunda com o Espírito Santo. Viver em sintonia com o Espírito é sinônimo de viver em conformidade com a Palavra.
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
O italiano substituiu o francês como a língua mais sexy do mundo, de acordo com uma nova pesquisa realizada por uma plataforma de ensino de idiomas e divulgada pelo Daily Mail.