[Figurado] Pessoa que é objecto de grande paixão ou admiração. Feminino: ídola. Origem etimológica:latim idolum, -i, do grego eídolon, -ou, fantasma, imagem. Feminino: ídola.
Seria “a ídola”? Não, esse caso integra o exemplo que acabamos de mencionar, ou seja, para ele não há a forma feminina. Dessa forma, caso ouça alguém dizer por aí que uma cantora, uma artista, é o ídolo desta pessoa, saiba que de acordo com o padrão formal da linguagem, tal colocação está perfeitamente correta.
Em “ídala” a brincadeira fica ainda mais clara, pois a flexão de gênero, caso existisse na língua formal, seria ídola. “Ídala” é um disparate. Há outros casos em que substantivos sobrecomuns são habitualmente flexionados na linguagem informal.
Todos em um determinado período da vida têm alguém para admirar e chamar de ídolo, seja cantor, ator, personalidade, de algum seguimento, blogueiro, ativista, enfim seja lá qual for em algum momento alguém foi um fã.
1 Estátua, figura ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração. 2 fig Objeto de grande amor ou de extraordinário respeito e admiração; herói.
As palavras gênio, ídolo e anjo têm em comum o fato de serem substantivos sobrecomuns, isto é, os substantivos que não admitem variação de gênero, ou seja, ou são apenas masculinos, ou apenas femininos.
6) Respondendo diretamente à indagação do leitor: ídolo é um sobrecomum, de modo que, sem variação de forma e sem distinção por artigo ou por acréscimo de determinativo acompanhante, diz respeito tanto a pessoas do sexo masculino como a pessoas do sexo feminino.
Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.
O termo monstro é um substantivo masculino sobrecomum, ou seja, possui apenas uma versão para ambos gêneros gramaticais. Dessa forma, ele é empregado tanto para o masculino e quanto para o feminino sem nenhuma alteração. Portanto, podemos afirmar que o feminino de monstro é monstro.
Gostava de saber qual é o feminino do adjectivo génio. A palavra génio é um substantivo. Usa-se apenas no masculino. O adjetivo correspondente é genial.
Pessoas de “gênio forte” são consideradas fortes, resistentes, independentes e, em alguns momentos, difíceis de lidar. São pessoas dominadoras, que podem ser grandes líderes, se souberem motivar equipes.
A divindade representada por um objeto, o qual é adorado em lugar da própria divindade (ver IDOLATRIA). "Ídolos do lar" eram os adorados em casa (#Gn 31.19,30; Jz 17.5).