O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Um mito comum em relação às rãs é dizer que são “mulher do sapo”. Na verdade, há rã macho e rã fêmea, assim como sapo macho e sapo fêmea. As rãs botam ovos na água, mas de forma diferente dos sapos. Os sapos, rãs e pererecas usam sons específicos (chamados de “canto”) para o encontro durante a época da reprodução.
O feminino de sapo é chamado de sapa, por ser um substantivo terminado em "o". Nesta atividade é questionado acerca de como é chamado o feminino de sapo.
Os machos apresentam coloração uniforme dorsal, geralmente verde ou amarelo e as fêmeas, coloração dorsal rajada de preto e bege-acinzentado, sendo comum a presença de uma listra clara vertebral. Os indivíduos jovens também apresentam esse padrão irregular de manchas, como as fêmeas.
Girino é a larva de anuros (como as rãs e sapos), caudados e ápodes. O anfíbio tem forma de peixe, com uma longa e musculosa cauda, sem membros e com brânquias externas, nas primeiras fases.
Inspirada nessa história, a Disney criou a história de Tiana, uma garçonete que beijo um sapo. Só que, ao invés de ele virar um príncipe, ela virou um sapo também! Na vida real, ao beijar um sapo, é bem improvável que ele vire um príncipe.
Os machos da rã-touro possuem uma esponja ou calo nupcial no polegar, a região gular com tonalidade amarelada mais forte e um diâmetro do tímpano maior do que nas fêmeas, aproximadamente o dobro do diâmetro do olho.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.
Sapa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o feminino de sapo? O feminino de sapo é sapa. Sapa (do latim sappa-, «sachola»), além de ser a fêmea do sapo, também significa «pá para levantar a terra cavada» ou «mulher de estatura baixa» - 7ª.
Apesar dessa observação, um dos principais objetivos do canto do sapo (também conhecido por coaxo) serve para atrair uma parceira para o acasalamento. Um ponto importante a ser destacado é que somente os machos podem vocalizar — as fêmeas não exalam sons, são consideradas mudas!
Os inimigos naturais dos girinos vêm pelo ar (aves), terra (mamíferos) e água (répteis, peixes e invertebrados), conforme exemplos apresentados a seguir.
As pererecas são anuros da família Hylidae e têm características bem próprias que as diferenciam dos sapos e rãs, como por exemplo o fato de normalmente serem bem menores e mais leves que esses outros anfíbios.
Na natureza, a reprodução nos anfíbios Anura (rãs, sapos e pererecas) é precedida por uma vocalização do macho para atrair a fêmea. O acasalamento ocorre na água, com fecundação externa. “O macho abraça o dorso da fêmea, e simultaneamente ocorre a liberação dos gametas e, em consequência, a fecundação.
Alimentam-se de insetos, camundongos, cobras e caracóis. Características: As rãs são animais mais aquáticos de pele fina e úmida, patas fortes e dedos longos. Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos.
Durante o acasalamento, o macho deposita dezenas de ovos fertilizados nas costas da fêmea e, em seguida, sua pele cresce ao redor dos ovos, criando uma superfície semelhante a um plástico-bolha invertido. Os filhotes se desenvolvem nesses pequenos úteros por meses.