A Dame (ou Dama) é feminino equivalente ao Sir. É uma honraria concedida pela própria rainha a mulheres que elevam o nome do país ao mundo, como, por exemplo, as atrizes Dame Julie Andrews e Dame Maggie Smith.
O título de Sir (“senhor”, em tradução direta) denomina os cavaleiros da Ordem do Império Britânico: uma honraria por feitos significativos aos cidadãos do Reino Unido.
Por exemplo, podemos encontrar Mrs sendo usada como uma expressão de respeito ou Miss sendo usado para mulheres jovens. Esses títulos também podem ser usados em frente do próprio nome da pessoa, em vez de em frente do sobrenome, principalmente em cartas.
Karen é um meme conhecido nos Estados Unidos para se referir a mulheres brancas privilegiadas. Durante discussão, norte-americana mandou influencer Marcela Montellato 'voltar para o seu país'.
Porto Editora – sor no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Sir ("Senhor", em inglês) é o tratamento destinado aos cavaleiros da Ordem do Império Britânico . Nos tempos medievais, este era o título associado a cavaleiros servindo à nobreza.
Basta Que Me Toques Senhor - Amanda Wanessa (Voz e Piano) #141
Quem nomeia Sir?
Exclusivo para britânicos, título foi concedido a atletas, cantores e outras personalidades. Uma das maiores honrarias dada pela monarquia britânica, o título de “Sir” foi concedido pela rainha Elizabeth II a nomes que tiveram destaque em diversas áreas, como esporte, música e cinema.
O título de Cavaleiro (Sir) ou Dama (Dame) é das mais altas honrarias que podem ser recebidas, sendo destinadas no passado apenas às pessoas que tivessem realizado algum tipo de contribuição militar. Contudo, hoje a coroa concede o título a quaisquer contribuições relevantes ao país e à vida pública.
Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem ser usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra.
A língua espanhola tem três honoríficos principais que são normalmente usados antes do sobrenome de uma pessoa [Honorífico + Sobrenome]. Mr. — señor (abreviado: “Sr.”) Miss — señorita (abreviado: “Srta.”)
Lady ou leide (senhora ou dama em português) é um título nobiliárquico britânico, sendo o feminino de Lorde (Lord, em inglês), é o equivalente ao título "Dona" em Portugal. Coroa das Ladies, do Reino Unido.
Em fevereiro de 1998, devido ao trabalho de caridade e contribuição para a cultura do Reino Unido, Elton John foi condecorado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Um lorde é equivalente a um "Dom", como no Brasil houve o D. Pedro 1º e o 2º. Antigamente, um lorde era ainda uma pessoa com alta patente militar ou de grande confiança do rei, como é o caso dos condes. No Reino Unido, os membros da câmara alta do parlamento inglês são chamados de lordes.
Lord é quem recebe um título de propriedade por direito hereditário ou por nascença. Sir é uma forma de chamar um cavaleiro ou baronete e também aquele que tem um grau honroso na hierarquia militar. O sir normalmente é aquele que recebe o título pelo soberano e passa a utilizá-lo à frente de seu nome.
Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.
Querém-Hapuque (em hebraico: קֶרֶן הַפּוּךְ Qeren Happūḵ, "possivelmente: chifre de pintura preta (para os olhos) [quer dizer, recipiente para maquiagem]") era a terceira e mais jovem das três filhas de Jó, cujo nome na Bíblia foi dado a ele na última parte de sua vida, depois que Deus tornou Jó próspero novamente.
Problematizado por sua conotação sexista - por exclusividade feminina -, Karen também evoluiu para incluir homens, mas Karens masculinos também ganharam a sua versão como “Kens”.
Meme. Durante a pandemia, a expressão virou meme e foi representada por uma Barbie que se recusava a usar máscara e achava um absurdo os cuidados sanitários indicados, sempre protegida pelos seus privilégios típicos da pessoas brancas. Ela ficou conhecida como "Karen do coronavírus".