O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Resumidamente, o ciclo PDCA serve para a melhoria na gestão de processos, levando a um gerenciamento mais eficiente e claro. Tornar um processo mais eficiente significa fazer da maneira mais simples, rápida e com menor custo, elevando a qualidade do resultado.
PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.
Uma das principais características do método PDCA é ser dividido em ciclos que se encaixam perfeitamente nos quatro conceitos de “Planejar”, “Fazer”, “Avaliar” e “Agir”. Esses conceitos são repetidos várias vezes nos processos de gestão, por isso o método é um ciclo que atua e traz melhorias constantes para a empresa.
PDCA é uma sigla que significa Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir). Esse método é uma abordagem sistemática que permite às organizações identificar problemas, implementar soluções, monitorar resultados e fazer ajustes necessários para garantir melhorias contínuas.
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.
A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.
O PDCA surgiu nos Estados Unidos na década de 20, criado pelo estatístico americano Walter Andrew Shewhart. Inicialmente, conhecido como clico de Shewhart, era composto por apenas três passos repetidos continuamente (especificação, produção e inspeção).
Principalmente neste caso, em que PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.
Qual é o principal objetivo da fase verificar no ciclo PDCA?
Verificar se os objetivos foram alcançados: Verifique se os objetivos estabelecidos no passo "Plan" foram alcançados. Isso pode ser feito medindo e analisando os resultados da implementação do plano de ação.
Cada vez que “rodamos” o ciclo PDCA, ou seja, que todas as etapas de planejamento, execução do plano, verificação e ação são implementadas para melhorias no processo, contribui para que cada processo se desenvolva da melhor maneira possível.
Qual é o resultado esperado da aplicação do ciclo PDCA?
Se a empresa seguiu o seu planejamento e no final não chegou ao resultado esperado, o ciclo PDCA permite o recomeço e vai em busca de otimizações na estratégia. O ciclo se repete de forma contínua até que o projeto chegue ao objetivo final.
O PDCA é uma metodologia de gerenciamento com o objetivo de promover a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. Podemos ver um simples exemplo de PDCA quando a sua empresa recebe reclamações de clientes em relação a um atendimento lento de sua equipe de suporte.
A sigla significa planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). São quatro etapas a serem seguidas para identificar seus objetivos e ações, implementá-las, checar se obteve sucesso e agir em função desses resultados.
O ciclo PDCA pode ser aplicado para solucionar qualquer tipo de problema em uma empresa, não apenas nas empresas, mas até em contextos pessoais. Seu modelo de execução em quatro etapas permite planejar uma solução que é continuamente checada, reduzindo ao máximo os impactos do problema inicial.
Porque o ciclo PDCA traduz o ciclo de melhoria contínua?
Por isso, dizemos que PDCA significado poderia bem ser entendido como melhoria contínua porque parte da premissa que para resolver um problema é preciso entender aquele problema, avaliar a situação atual e definir ações que devem ser executadas.
Em relação ao ciclo PDCA, é CORRETO afirmar que: A partir dos dados coletados na execução, compara-se o resultado alcançado com o que foi decidido pelo ADMINISTRADOR. No processo de execução das tarefas, o administrador realiza conforme a sua interpretação e serão coletados dados para verificação do processo.
Porém, acredita-se que a fase da Execução e Controle é tão importante quanto o planejamento, pois a Execução é o resultado de dias, até mesmo meses de aplicação do plano de ação. E o Controle, é o monitoramento das duas ações para se manter resultados positivos, a fase da melhoria contínua.
Ao aplicar o ciclo PDCA você pode definir um período mínimo para que os resultados comecem a aparecer, mas enquanto isso, crie o hábito de acompanhar os números ao longo do tempo. Como você deseja testar uma hipótese, é interessante que haja um tempo pré-definido para o balanço “final” dos resultados.