O gênero textual aviso é uma forma de comunicação escrita que tem como objetivo informar, alertar ou orientar um determinado público sobre determinado assunto. Ele é caracterizado por sua brevidade e objetividade, transmitindo a mensagem de forma clara e direta.
Um recado é uma mensagem curta e direta, geralmente transmitida de uma pessoa para outra, com o objetivo de comunicar algo específico de forma clara e rápida. As características principais de um recado incluem: Brevidade: O recado é conciso e não costuma ter muitos detalhes desnecessários.
Texto expositivo: os textos expositivos têm a função de expor ideias empregando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros.
O gênero textual informativo é uma forma de comunicação escrita que tem como objetivo principal transmitir informações de forma clara e objetiva. Esse tipo de gênero é muito comum em jornais, revistas, sites de notícias e outros meios de comunicação que têm como propósito informar o leitor sobre determinado assunto.
Trata-se de uma comunicação direta ou indireta, cuja finalidade discursiva se pauta por diversos objetivos, dentre estes, comunicar datas e horários de eventos realizados pela instituição que o emite, comunicar mudanças referentes a questões burocráticas, dentre outros.
O gênero textual aviso é uma forma de comunicação escrita que desempenha um papel importante na transmissão de informações de forma rápida e objetiva. Sua estrutura simples e padronizada, aliada ao uso de elementos visuais, torna a mensagem mais clara e atrativa.
A notícia é um dos gêneros textuais mais dinâmicos e lidos na atualidade. A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.
Resposta: O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.
Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso ou lembrete.
EXISTEM AVISOS QUE INFORMAM SOBRE UM PERIGO. OUTROS INFORMAM SOBRE NORMAS OU PROIBIÇÕES. HÁ AVISOS QUE APRESENTAM MENSAGENS DIVERSAS. O RECADO É UMA MENSAGEM CURTA E INFORMAL COM O OBJETIVO DE COMUNICAR SOBRE ALGO.
Primeiramente, os gêneros textuais escritos são aqueles que utilizam a palavra escrita como meio de expressão. Dessa forma, eles incluem uma ampla gama de formas de comunicação, como ensaios, artigos acadêmicos, relatórios, e-mails, cartas, textos literários, entre outros.
É um gênero textual que consiste em expor, opinar ou interpretar fatos de maneira detalhada. Por ser um texto jornalístico, ela deve apresentar linguagem clara e objetiva; uso da norma-padrão; e prevalência da informação na composição dos textos.
O que é um texto jornalístico? Esse é um tipo textual que, na maioria das vezes, vai aparecer em forma de narrativa. Isso porque o gênero jornalístico trabalha em torno de apresentar fatos, com uma locução impessoal, na maioria dos casos, a fim de informar o público.
Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.
Texto que narra as ações de personagens em determinado tempo e espaço. O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração.
Ela deve conter o nome completo do funcionário, o nome da empresa, o cargo ocupado e o período de cumprimento do aviso (ou a comunicação de seu não cumprimento, se for o caso). Além disso, deve trazer local e data de entrega e a assinatura do colaborador.
O prazo do aviso prévio trabalhado é sempre de 30 dias. Porém, quando há demissão sem justa causa pelo empregador, o aviso prévio é de 30 dias, acrescidos de 3 dias por ano de serviço, limitado a 90 dias. Esses dias extras serão indenizados.