No Brasil, é utilizado GMT -0300 em horário normal, o que significa 3 horas a menos do horário mundial GMT, pois o Brasil está geograficamente 3 horas a oeste da Inglaterra. Já no período de horário de verão é utilizado GMT -0200.
Para transformar o horário GMT no horário de Brasília (horário oficial brasileiro) é necessário subtrair 3 horas (-3 horas) do horário GMT. Durante o horário de verão é necessário subtrair 2 horas (-2 horas).
O território brasileiro está oficialmente dividido em quatro fusos horários. Fuso horário 1: Duas horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -2). Estão inseridos nele arquipélagos brasileiros e ilhas, como Fernando de Noronha, o arquipélago de São Pedro e São Paulo e o atol das Rocas.
O Brasil observa quatro fusos horários: o Horário de Fernando de Noronha (FNT – Fernando de Noronha Time em UTC-02:00); o Horário de Brasília (BRT – Brasília Time em UTC-03:00); o Horário do Amazonas (AMT – Amazon Time em UTC-04:00); o Horário do Acre (ACT – Acre Time em UTC-05:00).
GMT+2: Atenas, Istambul, Cairo, Joanesburgo e Helsinki. GMT+3: Moscou, Kuwait, Riad e Nairobi. GMT+4: Abu Dhabi, Baku, Tbilisi e Yerevan. GMT+5: Islamabad, Carachi e Tashkent.
UTC+3: definido para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Amapá, Pará e Tocantins. Esse fuso corresponde ao chamado Horário de Brasília, ou seja, estabelece a hora oficial do Brasil.
Tempo Médio de Greenwich (TMG) ou Greenwich Mean Time (GMT) em inglês, também conhecido por Hora de Greenwich, é a média do horário solar aparente no Observatório Real, em Greenwich, Londres.
Como a Terra é quase esférica e leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação de 360°, temos 360 ÷ 24 = 15, o que significa que cada faixa de 15° de longitude está para uma hora e equivale a um fuso horário.
O Brasil, por possuir uma ampla dimensão territorial no sentido leste-oeste, perfazendo um total de 4.319,4 km entre a Ponta do Seixas (PB) e a Nascente do Rio Moa (AC), inscreve a sua área em quatro zonas de fusos horários.
GMT-4. Na porção mais a oeste do Brasil, onde ficam os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte do estado do Amazonas, o fuso horário é de -4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
UTC–3 é a diferença de fuso horário que subtrai três horas do Tempo Universal Coordenado (UTC), isto é, a hora local padrão (e de verão para regiões que adotam UTC−4 como padrão e aderem ao horário de verão).
O que é GMT e como funciona o fuso horário com base nele?
Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".
O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3 (horário de Brasília, o horário considerado oficial), GMT -4 e GMT -5. Pelo fato de estar totalmente situado no hemisfério ocidental (oeste), todos os horários do Brasil estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (zona inicial).
É uma escala de tempo coordenado, mantida pela Agência Internacional de Pesos e Medidas e utilizada como padrão de "hora certa" no controle de tráfego aéreo e serviços de meteorologia aeronáutica. O UTC substitui o GMT (Greenwich Meridian Time) ou Z (Zulu), que é baseado na hora local de Greenwich, Inglaterra.
GMT ou Greenwich Mean Time (Hora Média em Greenwich) é a hora no meridiano que atravessa o laboratório astronómico da cidade de Greenwich no Reino Unido. UTC ou Coordinate Universal Time (Tempo Universal Coordenado) é um padrão internacional de tempo equivalente à GMT.