Não se engane pela aparência inofensiva do inseto. O mosquito é o animal mais letal do planeta. De acordo com estudo da Fundação Bill and Melinda Gates, a praga é responsável por cerca de 725 mil mortes no mundo a cada ano. Isso porque muitas espécies carregam vírus e protozoários nocivos.
Os 10 Insetos Mais PERIGOSOS do Mundo dos Quais Você Deve Fugir Rápido
Qual o animal que mais causa mortes no Brasil?
Serpente, escorpião e abelha: os animais peçonhentos que mais matam no país. Serpente, escorpião e abelha são os animais peçonhentos que mais matam no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2007 e 2017, foram 2.792 mortes registradas em decorrência do veneno desses animais, conforme dados da pasta.
Popularmente conhecido como mosquito da dengue, o Aedes aegypti há mais de um século é o mais temido "inimigo público" do Brasil. A espécie, originária do Egito, é responsável pela transmissão das arboviroses urbanas mais comuns do país: dengue, chikungunya e zika.
Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas. Esse período serve praticamente apenas para a reprodução, explica o biólogo Milton Neto, professor do Colégio Walt Disney, de Pernambuco.
No ciclo da vida, todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, não é verdade? Não, nem todos os organismos passam por essas etapas. Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
Escorpião-amarelo - Seu veneno é ainda mais forte que o do escorpião-marrom. Ele mede cerca de 7 cm. Ambas as espécies podem causar danos ao sistema nervoso, dor, bolhas na pele, tosse, vômito e falta de ar. Já entre as cobras, a mais venenosa do Brasil é a Cobra-Coral Verdadeira.
O espécime, denominado Austromerope brasiliensis, foi coletado em uma fazenda privada perto de um habitat de floresta da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados no Brasil. A distribuição e biogeografia da rara família de insetos ainda são discutidas.
Os mosquitos são os animais mais mortais do mundo. Embora pesem apenas 2,5 miligramas, o mesmo que um grão de arroz, os mosquitos levam o título de animal mais mortal do mundo. E não é de se admirar.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o animal que mais ameaça a vida humana é nada mais nada menos do que o mosquito.
A única espécie animal que o supera, segundo a revista Science, é um ácaro conhecido como Archegozetes longisetosus. Um estudo publicado em 2007 pela revista de biologia The Company of Biologists afirma que este ácaro exerce uma força sobre seu hospedeiro equivalente a 1180 vezes sua massa corporal.
Considerando todo o ciclo de vida, o inseto com registro de vida mais longa é o besouro Buprestis aurulenta que chegou a viver mais de 50 anos. A maior parte de sua vida foi na fase larval, sendo assim, este inseto é também o de vida mais longa nesta fase.
O animal mais longevo existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. Quer dizer, se só se ela for comida por outro animal. Ela é um celenterado e costuma viver nas águas mais frias dos oceanos.
E o mais estranho é que, apesar de transarem por tanto tempo, os besouros do amor (Plecia nearctica) vivem muito pouco. As fêmeas duram entre 72 e 86 horas e os machos, 92 horas. Ou seja, a vida desses insetos praticamente se resume a uma boa transa, seguida do nascimento dos filhos; depois, babau…
Efeméridas — 24 horas. Como o nome já indica, as efeméridas são criaturas efêmeras — que vivem pouquíssimo. Esses insetos são conhecidos por ter o menor tempo de vida entre todas as espécies de animais do planeta.
Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias. Entre as formigas, acontece uma coisa curiosa: algumas delas duram apenas duas semanas, outras vivem até sete anos. Já a formiga-rainha pode aproveitar seu reinado por até 30 anos!
Como esses insetos precisam preferencialmente de locais com clima quente, A Antártida, como local extremo, se mantém livre desses insetos. O único país do mundo em que a população está totalmente livre de mosquitos é a Islândia.
Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie. o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano.
Em temperaturas iguais ou menores de 5° graus a fêmea não resiste e morre e isso também acontece quando os termômetros marcam mais de 40° graus”. Já os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.