Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.
“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até ...
“-Ao vestir esse jaleco, / na condição de bacharelando em Enfermagem/ eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar-me desde já a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. / mantendo elevados os ...
de Deus e desta assembléia, prometo vi- ver uma vida honesta, praticando com fide- lidade minha profissão. Abster-me-ei de tudo quanto for prejudicial ou impróprio e não administrarei, nem to- marei por minha iniciativa medicamentos nocivos.
Eis o texto: “Prometo que ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestdade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra.
O juramento é considerado um ato de passagem que inicia o aluno formalmente na profissão, reconhecendo a importância de suas funções e responsabilidades profissionais. As frases servem pra relembrar o estudante do compromisso ético necessário pra atuar como um bom enfermeiro.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. Pode parecer uma simples formalidade, mas os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento.
O que significa Cerimônia do Jaleco na Enfermagem?
A Cerimônia do Jaleco é mais que um evento. É um marco na vida de qualquer profissional da saúde. Nesse rito de passagem, os estudantes vestem seus jalecos pela primeira vez, simbolizando o compromisso assumido com a profissão. E o jaleco não é só uma peça de roupa.
O símbolo da Enfermagem, que inclui uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente, é conhecido como “Emblema Internacional da Enfermagem”. Outra descrição é “Emblema de Florence Nightingale”. Florence Nightingale, considerada a mãe da Enfermagem, foi uma enfermeira britânica.
Para além da assistência clínica, o foco é estar próximo às pessoas e promover a qualidade de vida da população. Essa atenção integral, que considera o cuidado sua maior missão, é característica inerente à profissão de enfermagem.
Qual a cor da pedra do anel de formatura enfermagem? Assim como vários outros cursos da área da saúde, a cor da pedra que representa o curso de enfermagem é o verde. Essa cor simboliza a natureza, o poder de cura e a vida. Acreditava-se que a esmeralda possuía um poder de restaurar a saúde.
“No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vida a serviço da humanidade; ter para com os meus mestres respeito e gratidão; exercer a minha profissão com dignidade e consciência; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; respeitar os segredos que me forem confiados; ...
Juramento: “Prometo, no desempenho de minhas funções de educador, transmitir com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que façam os alunos a mim confiados, profissionais e cidadãos conscientes.
Prometo, ainda, contribuir para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.
Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.
Além de defender hábitos de higiene que ainda são válidos e adotados pela sociedade, como lavar as mãos com frequência, foi Nightingale quem escreveu o juramento que até hoje é feito pelos graduandos de Enfermagem ao final do curso.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado pela igreja católica a São Lucas, o padroeiro da medicina e considerado pelo Apóstolo Paulo o “amado médico”.