Qual o lado negativo de Nanã?
De todos os Orixás, Nanã é quem tem um dos mistérios mais fechados, pois seu lado negativo é habitado por entidades com um poder enorme e como Orixá, é fechada às pesquisas de sua força ativa. Ela desfaz os excessos e decanta, ou enterra os vícios.O que Nanã faz na vida das pessoas?
Ligada ao princípio e ao fim da existência, Nanã é costumeiramente reverenciada com cânticos que rogam pela extensão da vida e o adiamento da morte. Em alguns rituais, Nanã é evocada pelas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar.Qual é a quizila de Nanã?
Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão. Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.Como Nanã se manifesta?
No Brasil, Mãe Nanã é sempre lembrada como a “orixá Vovó”; realmente ela representa o arquétipo ancião, sendo representada como uma senhora idosa, que quando se manifesta em seus iniciados, possui um andar lento, curvado pra frente.Nanã- Lado Positivo e Negativo
Qual o animal de Nanã?
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.Como são as filhas de Nanã?
As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.O que Nanã gosta de beber?
Onde recebe oferendas: Onde exista argila, barro. Principais oferendas: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel. Bebida: Vinho.Qual orixá de Nanã?
Nanã é cultuada no candomblé Jeje como vodum e, no Candomblé Queto como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiê, Iroco, Oçânhim, Oxumarê e Ieuá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.O que Nanã gosta de comer?
A comida de Nanã varia de acordo com as nações e também de casa para casa de orixá. Uma mistura que ela adora é feijão-fradinho cozido, milho branco cozido e feijão-preto cozido refogados com dendê e temperados com cebolas raladas, acrescidos de camarão seco triturado.Qual é a flor de Nanã?
FLOR DE NANÃ (Melastomatácea belúcia)Minhas pétalas escassas e sumamente delicadas, de um violeta forte, nascem de aste rósea robusta, com aspecto velho, seco.
O que Nanã cura?
A cura pelo barroNanã nos convida a mergulhar nas profundezas do nosso ser, a enfrentar nossos medos e a aceitar nossas fragilidades. A energia de Nanã pode ser uma poderosa aliada no processo de autoconhecimento e cura. Afinal, Nanã decanta nossas emoções para que elas possam ser transmutadas e curadas.
Quem Nanã protege?
Desde suas origens na África, Nanã é reverenciada como o grande Orixá que tem o domínio sobre as enchentes e as chuvas, bem como sobre o lodo produzido por essas águas. Ela também é a mãe e avó, a protetora dos homens e dos idosos, a padroeira da família.Qual é o dia da semana de Nanã?
Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais. Costuma ser celebrada no sábado ou na segunda-feira em algumas casas e, durante o ano, o seu dia é 26 de julho.O que pedir pra Nanã?
Ela representa a avó, a matriarca familiar que sob o seu entendimento e experiência adquirida, nos ensina a ter paciência, tolerância e respeito. É para Nanã que devemos pedir disciplina e compreensão. Você que quer aprender alguma coisa e acha difícil, peça com fé a Nanã, certamente ela lhe ouvirá.O que Nanã Buruquê carrega nas mãos?
Ladear com uma vela branca ou roxa e um copinho com suco de uva roxa ou vinho.Sou de Nanã significa?
A Força e a Fé em 'Cordeiro de Nanã'O eu lírico da canção se identifica como 'de Nanã', o que pode ser interpretado como um filho ou seguidor da orixá, alguém que carrega suas características e ensinamentos. A repetição dessa afirmação ao longo da música reforça a identidade espiritual e a conexão com a divindade.