"Para a espécie é sim [de tamanho raro]. A maioria fica entre 30 e 50 cm e peso entre 0,8 e 3,0 kg. Mas alguns exemplares podem chegar até 70 cm e peso de 7 kg.
MAIOR CASCUDO DO MUNDO E UM DOS CICLÍDEOS MAIS LINDOS DA AMAZÔNIA NA TANKBUSTER FISHES
O que faz o cascudo morrer?
Segundo me disseram, cascudos são aconselháveis apenas em aquários já com um bom tempo ativo, caso contrário ele morre de fome. O que pode ter ocorrido, e é difícil afirmar, é que ocorreu alguma variação em parâmetro que acabou afetando um animal já debilitado pela falta de alimento, levando à morte.
Existem cascudos que parecem pedras, outros que parecem troncos, temos ainda aqueles que evoluíram para passarem totalmente despercebidos por entre a folhagem submersa, outros que lembram o reflexo de um lindo céu noturno estrelado na água. Não é à toa que temos mais de 40 famílias e mais de 800 espécies de cascudos.
O tamanho médio do cascudo de rio é de 30 centímetros. Seus predadores naturais são os peixes carnívoros, como o dourado. Sua carne branca e sem espinhos tem alto valor nutritivo, baixa taxa de colesterol e é muito apreciada pelas populações ribeirinhas.
R$294,90. O Cascudo Japesca é um peixe de água doce, originário da América do Sul. É um peixe popular no Brasil, especialmente na região Sul, apreciado por seu sabor forte e textura firme.
Diferenciar os cascudos machos e fêmeas não é fácil. Eles não possuem nenhuma característica externa que os distingue com precisão. Vistos de cima, pode-se dizer que as fêmeas tendem a ter barrigas maiores e mais redondas, enquanto os machos possuem tendência a ser mais esguios e magros.
O peixe Cascudo também é conhecido como caximbau, acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari. São peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.
Compatibilidade entre peixes para lagos ornamentais Kinguios, Cascudos. Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente, Coridoras, Espadas, Molinesias.
No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor.
Quando o "cascudo" começa a "atacar" outros peixes, tentando "fixar-se" sobre esses, na tentativa de sugar seu muco indica uma só coisa: O cascudo está desesperado de FOME.
"Tem mais de um tipo?" Tem! Seu cascudo pode ser herbívoro, onde se alimentará de algas, verduras, legumes, frutas e até madeira, existem também cascudos carnívoros, que se alimentarão de peixes pequenos, crustáceos e outros invertebrados, mas também precisarão de um complemento vegetal.
Alimentação: Onívoro, o Cascudo Banjo se alimenta de uma variedade enorme de alimentos. Eles são necrófagos e não são exigentes quanto se trata de comida. No entanto, eles preferem alimentos vivos, como bloodworms e tubifex.
As coridoras, parentes dos cascudos, também são peixes limpadores, com placas ósseas no lugar de escamas. Além de lindas, prestam um grande serviço de limpeza, pois alimentam-se também de restos de ração depositados no fundo do aquário, além de realizarem raspagem de algas sobre plantas, troncos e rochas.