O maior Lixão da América Latina, localizado no Distrito Federal (DF), Brasil foi utilizado como área de despejo desde a década de 60. Em 2018 com o apoio de diversos órgãos governamentais e sociais ocorreu o encerramento das atividades do lixão do DF.
Maior aterro de lixo do mundo é transformado em um parque em Nova York. Bloomberg — Freshkills, em Staten Island, já foi o maior lixão do mundo. Em 2001, a cidade de Nova York o fechou e iniciou um processo para transformá-lo em um parque.
Localizado no município de Caieiras (SP), a unidade tem capacidade de receber 10.625 toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais por dia. "Este aterro é o terceiro maior do mundo e mostra que possuímos a tecnologia e o necessários para universalizar os serviços de manejo dos resíduos sólidos no Brasil.
Estamos muito atrasados neste quesito: o Brasil ainda convive com quase 3 mil lixões clandestinos — quase 45 milhões de toneladas por ano de resíduos são despejados ilegalmente em locais sem qualquer proteção ao meio ambiente”, completa o executivo.
Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. No bairro, funcionou, de 1976 a 2012, o maior lixão da América Latina.
Maior lixão da América Latina é desativado após 34 anos
Onde fica o maior lixão do Brasil?
O aterro sanitário de Gramacho, maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina, foi fechado oficialmente no último dia 3 de junho em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
“Nós temos mais de 3 mil lixões. E o lixão posto a céu aberto, ele principalmente, através do chorume, contamina o lençol freático, contamina os igarapés, os rios, fazendo com que isso acarrete uma série de doenças na área de saúde e realmente prejudique o meio ambiente”, alerta.
Proporcionalmente, o estado que mais produziu lixo em 2019 foi São Paulo. No total, foram 498 kg de resíduos sólidos gerados por apenas um paulista durante o ano.
A Lei nº 12.305 prevê, desde 2 de agosto de 2010, que todos os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em quatro anos. Traduzindo e atualizando o juridiquês, a lei — que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país — determina a desativação dos lixões a céu aberto.
A Favela do Lixão é uma favela do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Como quase todas as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, a Favela do Lixão é dominada pelo crime organizado e tem um cotidiano de violência armada.
Qual é o Ranking das Maiores empresas de aterro sanitario no Brasil? As Maiores empresas de aterro sanitario no Brasil são: 1° ATERRO OURO VERDE, 2° PGR ATERRO SANITARIO e 3° PLANETA ATERRO SANITARIO.
O aterro de Jiangcungou, localizado na cidade de Xi'an, na província de Shaanxi, é o maior da China. Construído em 1994 atender mais de oito milhões de pessoas, o local foi projetado para funcionar até o ano de 2044, ou seja 50 anos, mas se esgotou no último mês de novembro, 25 anos antes do previsto.
Alguns vetores como moscas, baratas, mosquitos e ratos podem transmitir doenças como a febre tifoide, cólera, amebíase, disenteria, giardíase, ascaridíase, leishmaniose, febre amarela, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica e tétano8.
A principal diferença entre um aterro sanitário e um lixão é que o aterro sanitário é planejado, operado e monitorado de acordo com normas e regulamentações ambientais rigorosas. Isso garante que os resíduos sejam gerenciados de forma a minimizar os impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública.
Os lixões são frequentemente associados a comunidades carentes, que vivem nas proximidades e sofrem diretamente com os impactos negativos à saúde e qualidade de vida. Além disso, a decomposição anaeróbica dos resíduos em lixões produz gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.
De acordo com um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), Roraima lidera o ranking da reciclagem no Brasil, seguido por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Enquanto o estado amazônico recupera cerca de 10% dos materiais recicláveis gerados, Paraná e Santa Catarina ficam na casa dos 5%.
Mesmo com o fechamento de aproximadamente 800 deles, em 2022, o Brasil ainda mantém cerca de 3 mil lixões abertos, conforme levantamento da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA).
Segundo dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico — em primeiro lugar está a Alemanha, em segundo a Coreia do Sul e em terceiro a Áustria. Estes são os três países que mais reciclam resíduos urbanos, em todo o mundo — cerca de 56% dos resíduos urbanos produzidos.
Essa foi a quantidade de lixo gerada pelos brasileiros no ano passado, conforme o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, da Abrelpe. Em 2022, foram produzidas 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o equivalente a 224 mil toneladas diárias.
Segundo o relatório publicado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, somente no ano de 2022, aproximadamente 33 milhões de toneladas de resíduos foram despejadas de forma inadequada, com destaque para sua disposição em aproximadamente 3 mil lixões a céu aberto distribuídos em todo o território nacional ...
Apesar dos avanços, cerca de 9,1% da população brasileira ainda não tem acesso aos serviços de coleta de resíduos sólidos. Muitos recorrem a práticas prejudiciais ao meio ambiente, como queimar ou enterrar o lixo em suas propriedades.
O Rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico” é o maior rio totalmente nacional e um dos mais importantes rios do país, especialmente para a Região Nordeste.
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.