Amazonas: duas vezes o maior do mundo Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
O rio Amazonas é o maior do mundo. Os rios são águas superficiais. Quando chove, grande parte da água é absorvida pelo solo e se acumula no lençol freático.
É considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão. O rio Nilo era considerado maior até 2007, quando estudiosos descobriram que, na verdade, a extensão do Amazonas é maior.
Seriam 6.992,06 quilômetros, enquanto o Nilo atinge 6.852,15 quilômetros. Em agosto de 2023, foi anunciada uma expedição para provar que o Rio Amazonas é o maior em extensão. Ela foi batizada de "Rio Amazonas: do gelo ao mar" e será registrada em documentário a partir de abril de 2024.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.
O rio Reprua é um curso de água do distrito Gagra, na Abkházia, Geórgia. Este pequeno rio com apenas 27 metros (89 pés) de comprimento, é, possivelmente, o menor rio do mundo.
Ouça o texto abaixo! Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará.
Qual a diferença entre o rio Amazonas e o rio Nilo?
Mais recentemente, pesquisadores brasileiros têm argumentado que o Amazonas é mais de 1.600 quilômetros mais extenso — e 140 quilômetros maior que o Nilo. Ou talvez, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o Amazonas seja 212,43 quilômetros mais curto que o Nilo.
Com uma extensão de quase sete mil quilômetros, o Nilo é o segundo río mais extenso do mundo, atrás apenas do Amazonas. Criador da vida no meio do deserto, em sua viagem rumo ao mar Mediterrâneo percorre dez países.
Qual o maior rio do Brasil, Amazonas ou São Francisco?
Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.
Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
Por conta da altitude das áreas que atravessa, o rio Jordão é classificado como o rio mais baixo do mundo. O rio Jordão destina entre 20 e 30 milhões de metros cúbicos de água para o Mar Morto todos os anos.
1. Rio Citarum. O Citarum, na Indonésia, sofre com mais de 2000 fábricas que despejam resíduos químicos, gerando níveis alarmantes de chumbo, mercúrio, ferro, manganês, alumínio e outros poluentes em suas águas.
Além de ser o mais extenso, o rio Amazonas também é considerado o maior rio por vazão de água do mundo e uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra.