Em regra a desocupação do imóvel alugado não se inicia no primeiro dia de atraso do aluguel, o procedimento judicial para desocupação do imóvel é moroso, demorado. Por isso, na prática das ações de despejo é comum o ajuizamento dos pedidos judiciais de despejo acontecerem depois de 30 a 60 dias de atraso do aluguel.
O prazo geral para desocupação de um imóvel alugado é de 30 dias, contados a partir da data em que o proprietário comunica o inquilino de sua intenção de encerrar o contrato. Esse prazo é estabelecido pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991).
Estou com 3 aluguel atrasado. Posso ser despejado?
Estou com o aluguel atrasado: quando posso ser despejado? O dono do imóvel pode entrar com processo de despejo no dia seguinte ao atraso do aluguel. É isso mesmo, após 1 dia da falta de pagamento você já pode ser processado pelo proprietário.
Pelo que determina a Lei do Inquilinato, o locatário que deixar de arcar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel em até 15 dias. O proprietário tem o direito de iniciar uma ação de despejo com um dia de atraso do aluguel.
A Lei do Inquilinato permite que o proprietário inicie o processo de despejo logo após o 1º dia de atraso, ou seja, se o aluguel venceu no dia 10, a partir do dia 11 do mesmo mês, não sendo identificado o pagamento, o locador poderá pedir judicialmente o despejo.
Quantos dias o inquilino pode atrasar o aluguel em 2024?
Quanto tempo o inquilino pode atrasar o aluguel? De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), o aluguel já está “atrasado” a partir do primeiro dia após o vencimento. Pela Lei, o locatário que não realizar o pagamento do valor em até quinze dias poderá sofrer uma ação de despejo.
Segundo a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), a multa por atraso no pagamento do aluguel deve ser estipulada em contrato. O inquilino pode ser cobrado a partir do primeiro dia de atraso no pagamento, e a multa é devida uma única vez, independentemente do número de meses em atraso.
Em regra a desocupação do imóvel alugado não se inicia no primeiro dia de atraso do aluguel, o procedimento judicial para desocupação do imóvel é moroso, demorado. Por isso, na prática das ações de despejo é comum o ajuizamento dos pedidos judiciais de despejo acontecerem depois de 30 a 60 dias de atraso do aluguel.
Mesmo se ele não mencionar nada sobre isso, o proprietário tem direito de buscar tal medida. O comum é aguardar o período de 30 a 60 dias, mas nada impede o proprietário de acionar a Justiça já no dia seguinte ao primeiro atraso.
Se o inquilino estiver passando por dificuldades financeiras, como desemprego ou doença, e não puder pagar o aluguel. Se o imóvel estiver sob a proteção de leis de moradia justa, que limitam a capacidade dos proprietários de despejar inquilinos por motivos específicos.
Para Marcel de Toledo, especialista em direito imobiliário e Diretor de Marketing do Grupo SP Imóvel, a multa de 10% por atraso no pagamento do aluguel é legal caso esteja previsto em contrato. Não estando em contrato ela não pode ser aplicada, portanto, nas locações diretas não se pode cobrar multa.
É necessário notificar o inquilino antes da ação de despejo?
Notícia importante para locadores e locatários: recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou entendimento de que é obrigatória a notificação prévia nas ações de despejo imotivadas.
Quanto tempo leva para um juiz da ordem de despejo para um inquilino?
Em geral, um processo de despejo simples pode levar de um a três meses. Esse tempo começa a contar a partir do momento em que o locador entra com a ação judicial até a emissão da ordem de despejo pelo juiz. Em casos onde não há contestação por parte do inquilino, o processo tende a ser mais rápido.
Quanto tempo o oficial de justiça tem para cumprir o mandado de despejo?
O cumprimento de um mandado de despejo pelo oficial de justiça geralmente deve ocorrer dentro de um prazo de até 30 dias, mas pode variar conforme as circunstâncias do caso.
Quanto tempo o inquilino deve avisar que vai sair?
O aviso prévio é um procedimento legal previsto na Lei n° 8.245/1997 e que determina a obrigação de um aviso ao locador sobre a rescisão do contrato de aluguel, com uma antecedência mínima de 30 dias, por parte do inquilino para a devolução do imóvel.
Pode chamar a polícia se o inquilino não quer sair do imóvel?
Buscar um acordo com o locatário para que ele desocupe o imóvel é sempre a melhor alternativa para o locador. Pois, isso evita que ter que entrar com uma ação de despejo e enfrentar um processo que pode ser demorado. Mas, o locador não pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel.
Estou com 2 aluguel atrasado. Posso ser despejado?
De acordo com a Lei do Inquilinato, é possível, sim, que o dono entre com o pedido de despejo por conta de atraso no aluguel. Porém, para isso, é necessário que se cumpram alguns requisitos. Porém, a mais importante é que o contrato de aluguel não pode ter nenhum tipo de garantia.
Em geral, a maioria dos contratos prevê multa de 10% em caso de atraso, mas pode ser outra quantia. Já os juros, o máximo permitido é de 1% ao mês (somente instituições financeiras podem cobrar mais do que 1% ao mês de juros).
Quantos dias o inquilino pode atrasar o aluguel depois do vencimento?
Os prazos de atraso no pagamento do aluguel variam conforme as cláusulas contratuais e a legislação vigente. Contudo, no Brasil, um dia de atraso já é passível de multa e até mesmo ação de despejo por parte do locador, que é o proprietário do imóvel.
206, parágrafo 3), os aluguéis relativos a prédios urbanos ou rústicos prescrevem em três anos. Esta prescrição significa que o locatário não terá mais o direito de cobrar a dívida de você. Porém, é preciso lembrar que a prescrição só ocorre se o credor nunca tiver cobrado esta dívida judicialmente.
Quanto tempo um inquilino pode atrasar o aluguel? Conforme a lei do inquilinato, o locatário que não realizar o pagamento em até 15 dias pode ser convocado a sair do local.
Quantos dias tenho para sair depois que vence o aluguel?
Vencido o contrato e não manifestada pelas partes a intenção de continuar a locação, o inquilino deve deixar o imóvel na data do vencimento. Caso o contrato seja por prazo indeterminado, o locador deve notificar o locatário sobre a intenção de retomada e o prazo para desocupação é de 30 dias.
Ao contrário do que se pensa, para iniciar ação de despejo não é preciso esperar 30 dias após o vencimento, ou que o atraso se repita por mais de 1 mês. O não pagamento de aluguel, condomínio ou IPTU, pode ensejar o despejo do locatário. Saiba como o locatário pode evitar o despejo judicial.