Arroz Integral x Arroz Branco: Apesar de não possuir tanta diferença em níveis calóricos, o arroz integral é considerado muito mais saudável do que a sua versão refinada. Como o integral não passa pelo processo de refinamento, como o branco, ele mantém praticamente todos os nutrientes.
“Do ponto de vista nutricional, o arroz integral é melhor que o arroz branco”, resume Glaucia. Entre as substâncias que aparecem em maior quantidade nele estão fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e fósforo.
O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.
— Eles não são muito diferentes em relação à quantidade de calorias e proteínas. Quando você olha a composição nutricional, o arroz integral tem mais magnésio, fósforo, maior concentração de vitaminas do complexo B — explica Juliana.
Qual a diferença do arroz branco e arroz integral?
É saudável comer arroz integral todos os dias?
Benefícios do arroz integral para a saúde
As fibras presentes no arroz integral ajudam a manter o trato gastrointestinal saudável. As vitaminas do complexo B são cruciais para converter os alimentos em energia. Já o selênio, o magnésio e o manganês são importantes para a manutenção de um sistema imunológico saudável.
Se o seu objetivo é emagrecer, com certeza você deve incluir o arroz integral em suas refeições. Muitas pessoas acreditam que não há muita diferença em relação aos dois tipos de arroz, branco e integral. O fato é que o arroz integral é nutricionalmente melhor do que a versão branca.
Por ser uma massa de baixo teor calórico, o konjac é ideal para quem segue um plano alimentar de baixa caloria e desejam manter uma alimentação natural e saudáve, pois o arroz konjac não possui os carboidratos e as calorias adicionais presentes em uma massa tradicional.
Quantas colheres de arroz integral devo comer no almoço?
4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada para reduzir a gordura e afastar males como o câncer. Uma fina casca – para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco.
O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento.
— O arroz integral é o que possui menor índice glicêmico e é o mais recomendado, se comparado ao arroz branco, arbóreo, basmati, cateto, jasmim, parboilizado e vermelho — explica o profissional.
Qual arroz é mais saudável, parboilizado ou integral?
O arroz parboilizado é polido e passa por pré-cozimento, preservando mais nutrientes do que o branco, sendo o segundo tipo mais nutritivo após o integral. Devido aos processos de limpeza industrial, não é necessário lavar o arroz em casa, pois isso pode remover os farelos ricos em nutrientes.
Mas é claro, assim como qualquer alimento, o consumo não deve ser exagerado. Você pode sim, comer arroz e feijão todos os dias. Porém, a quantidade média ideal para consumo são 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão a cada refeição.
O arroz integral, por seu lado, é mais escuro que o branco, pois dele é retirada apenas a casca, mantendo sua camada de farelo. Percebe-se, portanto, que o arroz integral passa apenas pelo processo de descascamento.
"O arroz integral tem mais fibras e vitaminas. Ele acaba sendo mais caro, porque tem uma saída menor ao mercado. Em compensação, rende até três vezes, porque ele dá uma sensação de saciedade maior por causa da grande quantidade de fibras.
Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes. O que é mais preocupante é quanto tempo você armazena arroz cozido ou arroz lavado em temperatura ambiente.
Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar: 1 porção é igual a: Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)
Essa combinação favorece o emagrecimento, porque o arroz, especialmente o integral, e o feijão são ricos em fibras, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos e ajudam a controlar a fome ao longo do dia. Conheça mais alimentos que ajudam a emagrecer.
A nutricionista Priscila Fernanda Silva Andreazzi (CRN: 16853) alerta ainda sobre outros benefícios do alimento: “O arroz integral é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo de carboidratos e proteínas, sendo importante nos processos de emagrecimento, desequilíbrios orgânicos, cura da enxaqueca e ...
Uma das estratégias mais eficazes para reduzir os carboidratos no arroz é a adição de vegetais. Incorporar vegetais como couve-flor, brócolis e repolho não apenas diminui a quantidade total de carboidratos na refeição, mas também aumenta o valor nutritivo do prato com fibras, vitaminas e minerais importantes.
Ou seja, o arroz integral (não moído ou polido) contém mais arsênio do que o branco. O processo de beneficiamento do arroz branco, o mais consumido, remove o arsênio mas retira também de 75 a 90% dos micronutrientes.
“O arroz é rico em metionina e cisteína e pobre em lisina. Já o feijão, é rico em lisina e pobre em metionina e cisteína. Assim, combinados, nos fornecem todos os aminoácidos essenciais. Tanto que o Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de ambos”, destaca a nutricionista.
Por que o arroz integral emagrece? Por possuir baixa densidade, o arroz integral garante a sensação de saciedade por mais tempo e com menos quantidade de alimento do que se fosse a versão refinada.