Com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura, o Mar Morto é na verdade um grande lago de água muito salgada, localizado no Oriente Médio, passando pela Jordânia, Israel e Cisjordânia.
O mar morto é conhecido por ser um rio onde não é possível afundar. Também em função da sua quantidade de sal, o seu corpo d'água é muito denso, muito mais do que o corpo de qualquer ser vivo.
Alerta de spoiler: ele não terá sucesso. Com uma concentração de sal extremamente alta (10 vezes maior do que a do oceano), o Mar Morto é tão flutuante que é quase impossível afundar. Na verdade, tentar mergulhar no Mar Morto faria com que seu corpo flutuasse instantaneamente para a superfície como uma rolha!
Por que o Mar Morto recebe esse nome? O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal que possui em sua composição. Essa quantidade é tão grande que praticamente impossibilita a existência de vida. Estudos estimam que existem cerca de 300 gramas de sal para cada litro d'água desse lago.
MAR MORTO! POR QUE ESSE NOME? - POR QUE NÃO AFUNDA?
Tem algum ser vivo no Mar Morto?
Recebeu esse nome em função da afirmação de que, nesse local, não é possível haver vida. No entanto, sabe-se que há sim ao menos uma forma de vida habitando essas águas, a bactéria Haloarcula marismortui. O índice de salinidade do mar morto é um dos maiores do planeta.
O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?
O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".
Na realidade, o Mar Morto é um grande lago com uma área de aproximadamente 1050 km2; esse é abastecido pelo rio Jordão. A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.
Em vez disso, o que não é permitido no Mar Morto é navegar. Suas águas não são adequadas para isso e, além disso, o delicado estado de conservação em que este corpo de água está localizado não o torna aconselhável.
No Mar Morto, não há presença de peixes ou outras formas de vida aquática. O Mar Morto é conhecido por suas características únicas, como sua alta salinidade e concentração de minerais, que o tornam um ambiente extremamente hostil para a maioria dos organismos.
Poder entrar no Mar Morto é privilégio do turista que explora Israel. Única e inesquecível, a experiência de poder flutuar sem esforço pelas águas extramente salgadas (até 10 vezes mais do que as dos oceanos) é a principal responsável pela fama do lugar.
A principal razão pela qual esses dois oceanos não se misturam é o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta a América do Norte à América do Sul. Antes do surgimento do istmo do Panamá, cerca de 3 milhões de anos atrás, as duas massas de água eram conectadas, permitindo uma mistura mais livre.
Em outras palavras, as águas do Atlântico são mais densas que as do Pacífico. Mas não impede que ambos se misturem, muitas vezes com turbulência no Drake em razão do funil formado pelo extremo sul da América do Sul e o extremo norte da Antártica.
A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.
Com aproximadamente 1.050 quilômetros quadrados, está localizado no vale do Rio Jordão, ao longo da fronteira das placas tectônicas africana e arábica. O Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão, fonte essencial de água doce que banha Israel e Jordânia.
No Mar Morto seu corpo não seria capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
Mas em relação ao nome Mar Morto, por que foi batizado assim? A resposta está na alta concentração de sal em suas águas. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que se faz presente nos oceanos é de 35 gramas para cada litro de água.
Só é possível visitar e nadar no Mar Morto em praias com estrutura. A água com muito sal faz coçar o corpo, o que torna necessário utilizar chuveiros de água doce. Além disso, em Israel só é permitido nadar no Mar Morto nas partes que há praias, ou seja, locais com estrutura.
Esse título corresponde ao Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel, Palestina e Jordânia. É reconhecido mundialmente por sua salinidade surpreendente, pois possui uma concentração de sal de aproximadamente 34%, tornando-o cerca de 10 vezes mais salgado que a média da água do oceano.
Localizado a 200 metros abaixo do nível do mar, a cerca de 45 quilômetros da costa, o Mar da Galileia é uma importante fonte de água doce para a região desde os tempos bíblicos. Foi lá onde Jesus Cristo recrutou o pescador Pedro e seu irmão André, além dos irmãos João e Tiago, segundo a crença cristã.
Vi então uma besta que subia do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças; sobre oschifres havia dez diademas, e sobre as cabeças um nome blasfemo (...). Foi-lhe dada uma boca para proferir palavras insolentes e blasfêmias, e também poder para agir durante quarenta e dois meses.