Recomenda-se a aplicação de 100% da dose recomendada de fósforo no estabelecimento de capim Mombaça, pois esse nutriente é requerido em grandes quantidades e indispensável para formação inicial dos pastos.
Sugere-se no mínimo: 30-40 kg/ha de nitrogênio, 60-80 kg/ha de fósforo e 40-60 kg/ha de potássio. No caso de adubo orgânico, pode-se usar 20-30 t/ha de esterco de curral, o que corresponde de 2 kg a 3 kg por metro de sulco. Deve ser realizado no início do período chuvoso.
A adubação com fósforo promove maior extração dos macronutrientes N, P, K, Ca, Mg e S pela planta do que não disponibilizar esse nutriente ao solo. Obteve-se os maiores índices de extração dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg e S nas proporções 100%O e 75%O/25%I de fontes de P.
Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar. Proporciona aos bovinos de corte ganhos médios de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente à cigarrinha-das-pastagens.
2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas. 3) As perdas de N-uréia, na forma de amônia, são reduzidas quando a uréia for aplicada em solo seco, abaixo da capacidade de campo, e a seguir chover em torno de 10 mm de água.
Ainda assim, a utilização do adubo NPK, com o Nitrogênio, Fósforo e Potássio juntos, é a mais recomendada, uma vez que seus efeitos são potencializados. Diversos adubos NPK ainda podem incluir nutrientes importantes, como o Magnésio, o Boro e o Cálcio, além de muitos outros.
A adubação pastagens deve ser feita no final do período das chuvas (fevereiro a março), quando as condições climáticas ainda são favoráveis para que as forrageiras respondam à adubação.
A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/novembro). O plantio pode ser em linhas espaçadas de 0,5 a 1,0 m entre si ou a lanço, a profundidade de plantio deve ser de 2 a 4 cm. A densidade de semeadura varia de 10 a 15 kg/ha, dependendo da qualidade das sementes e do método de plantio.
Como é o manejo do capim Mombaça? O plantio do capim Mombaça deve ser iniciado entre os meses de outubro e novembro, no período chuvoso. O espaçamento entre as sementes deve estar entre 0,5 a 1 metro entre as covas, que por sua vez devem ser abertas com enxadão ou de forma manual.
Semeadura, Germinação e Tempo necessário para o uso
Semeadura a lanço ou de 20 a 40 cm, entre linhas, com compactação das sementes. Profundidade de 0,5 a 1 cm. Germinação de 7 a 28 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.
Devido a sua alta concentração de nitrogênio (45%), boa relação de custo-benefício e rápida absorção pelas plantas, é o fertilizante nitrogenado mais utilizado, sendo normalmente aplicado em gramíneas, pastagens, milho, trigo etc.
Recomenda-se a aplicação fracionada de 1.200 kg/ha/ano da formulação NPK (20-05-20), após cada corte, sempre com o solo úmido. Em áreas irrigadas, pode-se usar até 1.400 kg/ha/ano da fór- mula 20-05-20, com aplicações divididas após cada corte.
O NPK 20x05x20 é um tipo de fertilizante químico que exerce papel fundamental no fortalecimento da estrutura das plantas e também ajuda a prevenir contra doenças. Para quem visa a produtividade e a qualidade, o fertilizante NPK 20x05x20 pode ser uma excelente estratégia de manutenção para a nutrição da cultura.
Na fase de crescimento, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas também é fundamental. Isso porque os elementos contidos nesse fertilizante estimulam o fortalecimento dos tecidos vegetais e a resistência das plantas às pragas.
Melhora a qualidade dos grãos, Proporciona uma melhor produtividade devido uma melhor absorção dos nutrientes pela cultura, O fertilizante possui uma alta solubilidade dos nutrientes, principalmente do fósforo.
Ele fornece as plantas e também ao solo substâncias como o Nitrogênio, fósforo e potássio, Essas substâncias tem um aproveitamento totalmente imediato na formação e desenvolvimento de sistema radicular das plantas.
Para entender melhor essa informação, basta dizer que a ureia é o fertilizante sólido com a maior quantidade de nitrogênio. Ele é responsável por manter o crescimento e o desenvolvimento saudável de raízes, caules e folhas. Quanto menos nitrogênio, menor será o vigor do que você plantar em seu solo.
A maior dose de ureia, obtida com base no numero de plantas, proporcionou menor germinação no terceiro dia após a semeadura, provavelmente devido a maior condutividade elétrica e maior volatilização de NH 3 a que foram submetidas às plantas deste tratamento.
Existem no mercado brasileiro várias opções de fertilizantes NPK (4–14–8, 10–30–10, 20–5–20, etc.). Exemplificando, ao realizar uma adubação com 100 kg/ha de um fertilizante NPK 10–30–10, serão aplicados 10 kg/ha de N, 30 kg/ha de P2O5 e 10 kg/ ha de K2O, respectivamente.
Os teores de proteína bruta nas folhas e colmos giram em torno de 13 e 10%, respectivamente (SAVIDAN, 1990). Considera-se o capim-mombaça como sendo uma das forrageiras tropicais mais produtivas à disposição dos pecuaristas, podendo atingir produção de massa seca anual em torno de 33 t/ha (JANK, 1995).
Diferentemente de algumas espécies, esse tipo de forrageira apresenta uma produção máxima que gira em torno de 15 arrobas por ano por hectare e uma persistência média de seis anos.
Caso você adquira sementes do capim mombaça (Panicum), divide-se 250 pelo VC% apresentado na sacaria (ex.: Mombaça VC 25% - 250 dividido por 25 dá uma quantidade de 10 quilos por hectare).