Recomenda-se a aplicação de 500 gramas de um fertilizante NPK 20-5-20 por bananeira, divididos em várias aplicações ao longo do ano. Isso ajudará a suprir as necessidades nutricionais da planta e promoverá o desenvolvimento adequado dos cachos.
Nitrogênio. A bananeira tem grande necessidade de nitrogênio para estimular e manter o crescimento vegetativo. A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o número de pencas por cacho de banana.
O que fazer para a bananeira produzir mais rápido?
Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...
3. Aplicação de Ca(NO3)2 implica em maior quantidade de N mineral na camada de 40 a 60 cm do que quando se emprega ureia como fonte de N para bananeira. Os autores agradecem à Yara Brasil Fertilizantes S/A pelo apoio financeiro recebido por meio do Prêmio Boa Colheita 2022.
BANANA MAIS RÁPIDO - MANEJO E ADUBAÇÃO DA BANANEIRA
Qual o adubo mais indicado para banana?
Adubação de Plantio de Banana
É preciso fornecer nutrientes essenciais desde o início para estabelecer as bases de um crescimento saudável. Para isso, recomenda-se o uso de fertilizantes com uma combinação balanceada de macronutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).
A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o peso do cacho de banana, o comprimento e número de pencas. As bananas da terra são muito responsivas a aplicações de nitrogênio.
600 g de cloreto de potássio por touceira, divididos em três aplicações: 200 g por aplicação. No bananal adulto, os adubos são distribuídos em meia-lua, em frente às plantas filha e neta. Em terrenos inclinados, a adubação deve ser feita em meia-lua, do lado de cima da cova e ligeiramente incorporada ao solo.
Utilizado em todos os tipos de plantas o 04-14-08 é um fertilizante de alta solubilidade e ideal para novos plantios ou mudança de vasos, aplicando a quantidade adequada sobre o substrato ou terra. Rabanete, alho, alface, chicória, almeirão, cenoura, beterraba, cebola e outras.
O NPK 20x05x20 é um tipo de fertilizante químico que exerce papel fundamental no fortalecimento da estrutura das plantas e também ajuda a prevenir contra doenças.
As plantas apresentaram, em média, ciclo do plantio à colheita de 411 dias, ciclo do florescimento à colheita de 141 dias, e cachos com 17,7 kg, 9,1 pencas e 134 frutos.
A bananeira pode ser cultivada em qualquer época do ano, se o bananicultor usar um bom sistema de irrigação. O início da estação das chuvas é perfeito para o cultivo em regiões secas. Em locais com bom índice pluviométrico anual, as bananeiras apresentam alta produtividade.
Durante a estação de crescimento – da primavera ao outono -, as bananeiras demandam muita água. Você pode ter que regar diariamente, especialmente durante os dias quentes, para manter a umidade adequada do solo.
elimine infestantes para aumentar o vigor da bananeira e evitar pragas; regue a planta com frequência, evitando que o solo fique com aparência seca; remova folhas velhas para evitar atrito e danos no cacho de bananas; use restos da planta para adubar o solo em volta, mas não diretamente abaixo do tronco.
Em regiões produtoras de banana e 'plátano' (que inclui o tipo Terra) seu cultivo pode ser explorado em consórcio com culturas perenes como café e cacau, culturas alimentares transitórias como milho, caupi (feijão-de-corda), feijão Phaseolus, feijão fava, arroz, mandioca, inhame.
Para favorecer o crescimento e a produção das plantas, é recomendado que se revire o mínimo possível o solo, evitando a quebra excessiva dos torrões e a pulverização, reduzindo assim a formação de crostas superficiais e os efeitos da erosão.
NPK 10-10-10: adubo padrão para plantas que não produzem frutos; NPK 04-14-08: usado para estimular a produção de flores e frutos; NPK 20-10-10: geralmente, utilizado na fertilização de gramados; NPK 15-15-20: muito indicado para hortas, em especial, para cultivos em estufas.
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...
Nos bananais em produção, recomenda-se que a análise química do solo seja feita, preferencialmente a cada seis meses, na profundidade de 0 a 20 cm, a fim de permitir o acompanhamento e a manutenção dos níveis adequados de nutrientes durante o ciclo da planta.
A uréia (44% de N) e o sulfato de amônio (20% de N e 23% de S) são as fontes mais utilizadas. A recomendação de potássio nessa fase de crescimento da planta é baseada na análise química do solo, cujas quantidades variam de 0 (teores no solo acima de 0,60 cmolc/dm3) a 430 kg/ha de K2O (teores abaixo de 0,15 cmolc/dm3).
A bananeira prefere solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, com boa profundidade, plano ou levemente inclinado, não sujeitos a inundação, vegetando bem em pH variando entre 4,5 e 7,0. A bananeira não se desenvolve bem em solos mal-drenados e nem os excessivamente secos.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
Dependendo do clima, tipo de banana, solo e dos tratos, a banana leva entre 12 e 18 meses até a colheita. A fim de aumentar a qualidade da sua plantação de bananeiras, você deve ter atenção a alguns fatores: a temperatura, precipitação (quantidade de chuvas), iluminação e vento.
Quanto tempo leva um cacho de banana para amadurecer no pé?
Os frutos colhidos com 105 dias apresentam características físico-químicas semelhantes às dos frutos que permanecem mais tempo na planta, e têm vida pós-colheita mais prolongada. 3. A idade de 150 dias é a que propicia frutos com a menor vida pós-colheita.