Descrição. Durante décadas, o Compsognathus foi famoso por ser o menor dinossauro conhecido; os espécimes coletados medem em torno de um metro (três pés) de comprimento. No entanto, dinossauros posteriormente descobertos, como Caenagnathasia, Microraptor e Parvicursor, eram ainda menores.
O menor dinossauro com parte do esqueleto preservada é o microraptor¸ que viveu há 125 milhões de anos onde é, hoje, a China. Seu tamanho? 50cm de comprimento e menos de 4 quilos.
O titanossauro, por exemplo, pertence a esse grupo e podia pesar até 70 toneladas. Seu “primo” recém descoberto tinha cerca de 75 quilos – peso menor do que o de muitos seres humanos.
Então você precisa visitar a exposição Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo, que traz um dinossauro de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, o maior que já habitou a Terra: o titanossauro herbívoro Patagotitan (Patagotitan mayorum), encontrado na região da Patagônia, na Argentina.
O Menor Dinossauro | Blippi Brasil | Desenhos Animados Educativos
Qual é o dinossauro mais temido?
O tiranossauro rex é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados, especialmente por seu tamanho e suas mandíbulas poderosas. Sua mordida era muito potente.
schrani poderia ter pesado até 60 toneladas, mas um trabalho de 2015 reduziu a estimativa para 20 a 25 toneladas. E não foi a primeira vez que um gigante “encolheu”. “Quando eu era criança, o braquiossauro era o maior dinossauro de todos os tempos”, conta Barrett.
Os cientistas conceberam modelos complexos e executaram cálculos elaborados para determinar que o Compsognathus foi o dinossauro mais rápido que alguma vez percorreu a superfície da Terra. Este réptil atingiria 64 quilómetros por hora – o que fica algures entre o galope de um cavalo e o sprint de uma chita.
É um Lourinhanosaurus alenquerensis, um herbívoro tão grande (chegava a ter 17 metros de comprimentos e pesava 17 toneladas) que não poderia ser caçado por predadores solitários. “Este é o mais bonito do mundo.” Porque não deixar o título deste texto à simplicidade da avaliação de uma criança?
De acordo com o pesquisador, o pterossauro esteve na região há 90 milhões de anos. Apesar de serem conhecidos como "dinossauros voadores", os pterossauros não eram dinossauros, mas sim uma espécie de répteis voadores.
Alguns dinossauros, como o grande Espinossauro, nadavam eventualmente. O Espinossauro tinha ossos densos e suas mandíbulas eram semelhantes a dos crocodilos, o que pode sugerir uma busca por alimentos dentro da água. Porém, o Natovenator aparenta ter adaptações específicas relacionadas ao movimento através da água.
Acredita-se que o anquilossauro seja um animal lento, capaz de fazer movimentos rápidos quando necessário. Considera-se que a clava em sua cauda tenha sido usado na defesa contra predadores ou em competição intraespecífica.
Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.
Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli. "Isso dá quase o tamanho de dois ônibus grandes enfileirados."
Apex foi arrematado por um valor 11 vezes maior que as estimativas pré-venda e se tornou o fóssil mais valioso já leiloado. Até então, o fóssil mais caro a ser leiloado havia sido Stan, um tiranossauro Rex, arrematado por US$ 31,8 milhões em 2020, informa a BBC.
Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.
O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
Répteis voadores chamados pterossauros, que alcançaram o tamanho de pequenos aviões, dominaram os céus 215 milhões de anos atrás. O registro fóssil também mostrou evidências de dinossauros voadores, como microraptores, bem como outras criaturas que poderiam voar de árvore em árvore.