No dia 27 de setembro é celebrado o dia de são Cosme e são Damião, santos do catolicismo. Na mesma data, outra religião, a umbanda, também celebra duas figuras importantes para sua tradição: os erês.
Em alguns terreiros a celebração, tem duração de um mês, iniciando em 27 de setembro (Cosme e Damião) e terminando em 25 de outubro (Crispim e Crispiniano).
O Dia dos Erês é uma data especial celebrada hoje, dia 27 de setembro, na Umbanda. Durante esse momento, a espiritualidade infantil é reverenciada, e os Erês, que representam a pureza, a alegria e a inocência, são homenageados.
O Erê (não confundir com criança que em iorubá é Omo kekere) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Dentro dos terreiros, os Erês costumam trabalhar após a linha dos caboclos ou dos pretos-velhos. Também existem os trabalhos comandados por eles mesmos. Eles gostam de ambientes coloridos, músicas alegres e, claro, doces e brinquedos.
ERÊ NÃO É IBEJI E NEM COSME E DAMIÃO, MAS ESTÃO LIGADOS CULTURALMENTE
Como os Erês se manifestam?
Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
Sinais de que seu ele está por perto, 1º sentir repentinamente cheiro de doces, pipocas, guaraná e bolo OU vontade de comer. alguns desses elementos. 2º objeto. sumindo do nada.
Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado. Tendo posição comunicativa, os seguidores do candomblé também acreditam que o erê de seu orixá os auxiliam na passagem da consciência à inconsciência, e vice-versa.
Como descobrir o nome do meu Erê? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
OFERENDA DE DOCES Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...
Erês, Crianças, Ibejada, Dois-Dois, são guias espirituais ou entidades que usam a representação infantil nos trabalhos da Umbanda. Essa linha é regida principalmente por Oxumarê, (mas tbm por Yansã, Oxum e Yemanja) e são ligados a linha das almas (os vô e as vós, ou seja, a ancestralidade).
No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.
No dia 27 de setembro é celebrado o dia de são Cosme e são Damião, santos do catolicismo. Na mesma data, outra religião, a umbanda, também celebra duas figuras importantes para sua tradição: os erês.
se for pra uma Erê fêmea, uma Erê menina, se for pra um Erê menino, você acende azul, claro, tá? Você faz a reza, você faz uma oração bem bonita pras criança, pode colocar um Cosme e Damião, fazer a oração do Cosme e Damião. e peça o que você quer. Geralmente os ereis são as entidades conhecida, é que.
É arte, cultura e história. Durante as celebrações, é comum a oferta de doces — “tanto entregar (os doces) para as pessoas, mas também fazer um altarzinho”, diz da Costa. Na ocasião, a figura do erê costuma apresentar trejeitos infantis e se relaciona com a origem de sua palavra no iorubá, “brincadeira”.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
"Na Umbanda acredita-se que que erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação”, explica.
Sinais que seu Erê está por perto, 1 sentir repentinamente cheiro de doces, guaraná, pipoca, bolos, entre outras coisas. OU ter 1 vontade consumir 1 desses itens.
São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó". São apegados aos seus apetrechos. Cada um deles tem uma mania: chupetas, bonecas, carrinhos, bonés, marias-chiquinhas, travesseiros, talco, etc.
Esta vela cilíndrica, inteiramente feita de parafina de alta qualidade, é um item essencial para quem pratica Umbanda e Candomblé. Com um diâmetro de 5 cm e uma altura de 15 cm, é uma vela robusta e duradoura, com uma duração estimada de 7 dias.