Tinha que fazer ou tinha de fazer?
Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”. Importante: Para evitar a repetição de “quês” na redação, analise o que pode ser trocado por “de” ou pelo (a) qual, a (o) qual.Quando usar que ou de que?
– Não empregamos de que, mas apenas que, quando o verbo de modo nenhum exige a preposição de. Estão portanto erradas as seguintes frases transcritas: a) «A Aliança Francesa informa de que estão abertas as inscrições». A Aliança Francesa não informa de – de alguma coisa.Quando usar tem de?
Para muitos linguistas, o uso do “ter de” não é obrigatório, embora seja recomendável, sobretudo quando a intenção for a de exprimir ideia de obrigação, necessidade. Veja os exemplos: É véspera de Natal, mas tenho de trabalhar hoje.Como usar a palavra "tinha"?
Com o verbo ter: Tinha muitas pessoas no shopping. Com o verbo existir: Existiam muitas pessoas no shopping. Não se esqueça de que o verbo “existir” não é impessoal, logo, flexiona-se normalmente em número e pessoa (singular ou plural):TINHA TRAGO ou TINHA TRAZIDO? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com EXEMPLOS)
Tinha é o que?
O que é tinha? Tinha é uma infecção fúngica comum da pele ou das unhas. Tinha não tem nada a ver com vermes.Tem de ta certo?
Segundo o professor Domingos Paschoal Cegalla, autor do livro Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, não é obrigatório, mas recomendável, usar “ter de” quando se quer exprimir obrigação, necessidade. Confira os exemplos abaixo: – Tenho de atender um doente hoje.Tem que vir ou tem de vir?
Ter de emprega-se quando se subentendem palavras como «necessidade», «precisão», «desejo», «obrigação», ou seja, no sentido de «dever». 3. Assim, com o verbo ver, poder-se-á, dependendo dos contextos, utilizar as expressões tem que ver ou tem de ver; mas, com o verbo vir, só se poderá utilizar a expressão tem de vir.Precisa de que ou de quê?
O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.Qual o certo de que ou do que?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.Tinha havido é correto?
Se o verbo “ter” estiver auxiliando o verbo “haver” permanecerá na 3ª pessoa do singular: Tinha havido várias reuniões antes desta.Não tinha visto é correto?
Quando a oração é negativa (Nunca, não, jamais) o pronome deve ser colocado antes da forma verbal (regra da colocação pronominal), ou seja ocorre a proclíse. . Ex.: Nunca te tinha visto Ex.: Não te tinha encontrado Ex.: Jamais o tinha visto. Obs: Ocorre quando empregamos todos advérbios de negação.Tem de ou tende?
A palavra “tende”, escrita junto, é derivada do verbo “tender”. Ou seja, ela se refere a “ter tendência a, destinar-se a” e está conjugada na terceira pessoa do singular (ele/ela). Por outro lado, usa-se com bastante frequência a expressão “tem de”, que é sinônimo de “tem que” (mais informal).É só vir ou vim?
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.Pode vir 2024 ou pode vir 2024?
"Vim" é a forma conjugada no passado (pretérito perfeito do modo indicativo) da 1ª pessoa do singular. "Vir" pode ser a forma no infinitivo do verbo, usada em locuções verbais e no futuro. “Vir” também pode ser uma forma conjugada do verbo “ver”, no futuro do modo subjuntivo para a 1ª ou a 3ª pessoa do singular.É correto dizer "você vai vir"?
As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.Tem de tudo ou tem de tudo?
Elas só mudam mesmo de acordo com a concordância verbal. “Tem” é a conjugação do verbo “ter” para a terceira pessoa do singular. Já “têm” é a concordância com a terceira pessoa do plural.Tem têm vem vêm 5 anos?
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.Tem feito ou tens feito?
Têm ou tem: significadoPara saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.