3 (três) primeiros meses — garantia legal; 9 (nove) últimos meses — garantia contratual, concedida pela Whirlpool S.A. Esta compreende gratuitamente a substituição de peças e a mão de obra para corrigir defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pela Rede de Serviços Brastemp, como de fabricação.
Seu produto Brastemp já conta com a garantia de fábrica de 12 meses a partir da emissão de sua nota fiscal. Mas estendendo a garantia do seu produto, você tem mais tranquilidade por até 3 anos adicionais.
Estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal dá à pessoa que fez a compra, a partir do recebimento do produto, 30 dias para reclamar de eventuais problemas caso o produto tenha duração curta (como um alimento) e 90 dias se for durável (como uma geladeira).
Conforme preceitua o CDC os prazos para reclamações de vícios existentes no produto são de 30 (trinta) dias para produtos não duráveis e 90 (noventa dias para produtos duráveis), os quais a doutrina convencional trata como GARANTIA LEGAL.
O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
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O que cobre a garantia da geladeira?
A garantia legal é estabelecida por lei e é obrigatória para todos os produtos vendidos no Brasil. Ela tem duração de 90 dias e cobre apenas defeitos de fabricação.
Caso o seu produto apresente algum defeito, é necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para que seja realizada uma análise. É importante ressaltar que é necessário ter a nota fiscal de compra em mãos para que o atendimento possa ser realizado.
Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia.
Como funciona a garantia de 1 ano pelo fabricante?
Garantia Contratual - Nesta categoria, a garantia é concedida por um ano pelo fabricante de bens duráveis. No prazo de um ano o consumidor pode formalizar uma reclamação caso o produto apresente defeito após a compra, como previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
Porém, uma média de uso para as geladeiras começarem a apresentar os sinais de que precisa ser trocada é por volta dos 6 ou 9 anos. Se a sua já está com essa idade, é melhor redobrar a atenção para os indícios de troca que podem já começar a aparecer.
A nota fiscal é a “certidão de nascimento” de qualquer produto ou serviço. É com base nela que o consumidor tem como provar se o produto ou serviço adquirido ainda estão cobertos pela garantia, o que permite o reparo em caso de defeito sem que se coloque a mão no bolso.
Garantia cobre somente defeitos ou vícios e não é válida para mau uso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso.
A visita do técnico é totalmente gratuita, no plano de Purificador Brastemp já está incluso no valor da assinatura: aparelho, instalação, visitas, check-ups e eventuais reparos.
Quando você compra um produto que, de forma gratuita ou remunerada (a famosa garantia estendida), o prazo da garantia é maior do que os 90 (noventa) dias assegurados pela lei, você primeiro deve contabilizar o tempo da garantia legal, 90 (noventa) dias, para só depois contar o outro prazo, 6 meses segundo o exemplo, ou ...
A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).
Atualmente, a maioria das marcas oferece geladeiras com longa durabilidade. Consul, Electrolux, Samsung e Brastemp são excelentes exemplos, podendo durar, aproximadamente, uma década ou até mais, com cuidados adequados.
Uma dúvida comum é quanto tempo dura o gás de refrigeração nas geladeiras frost free. Felizmente, esses modelos são projetados para durar por muitos anos, com sistemas de refrigeração avançados que minimizam a perda de gás ao longo do tempo.
A resposta é não, o CDC (Código do consumidor) não cita se os bens usados não poderão ter garantia, na verdade diz o contrário, o prazo para a garantia do produto independentemente da sua origem é de obrigatórios 90 dias.
Quanto tempo a loja é responsável pela garantia do produto?
Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.
Quanto tempo é a garantia de um motor de geladeira?
Desde o dia 01/06/2021, o prazo de garantia para compressores e unidades condensadoras passou a ser de 6 (seis) meses, já incluindo a garantia legal (de 3 meses). Para que essa garantia possa ser aplicada, é necessária apresentação do produto e da nota fiscal para a revenda na qual o mesmo foi adquirido.