O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização. Na etapa de investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.
Qual o nome do método de alfabetização de Paulo Freire?
O método freiriano é um marco na educação, pois revolucionou a forma de ensinar adultos, trazendo um ensino mais adaptado às suas realidades. Na época, essa metodologia de Paulo Freire foi extremamente relevante, já que cerca de 50% da população era analfabeta.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Atualmente, o Método Paulo Freire, como é conhecido por muitos ao redor do mundo, é utilizado na integração de refugiados na Alemanha, sendo especialmente empregado no ensino do alemão para integração de estrangeiros.
Suas obras são referência no mundo todo para projetos de educação e saúde; existem institutos com seu nome e dedicados a estudar sua trajetória em países como Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Áustria, Alemanha e África do Sul.
Para alfabetizar a partir do contexto e experiências de vida de cada sujeito, é necessário valorizar sua cultura, as memórias e saberes. “Ele propõe um olhar ao redor, ao que realmente agrega significado para o aluno.
Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.
Paulo Freire defendia publicamente em suas obras e palestras que a tarefa central da educação é formar revolucionários. Para Gabriel de Arruda Castro, mestre em Política pelo Hillsdale College, é possível depreender das obras de Freire que a educação é um papel quase que exclusivamente do Estado.
Encontramos em Paulo Freire (1996) uma defesa para as metodologias ativas, com sua afirmação de que na educação de adultos, o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos (BERBEL, ...
Em 1963, Paulo Freire testou seu método de alfabetização de adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 40 horas, alfabetizou 300 trabalhadores rurais que antes não sabiam ler nem escrever. Para tamanho feito, Freire chegou na cidade com 15 universitários que ajudariam no processo de alfabetização.
Como Paulo Freire entende o processo de alfabetização?
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
O neurocientista Stanislas Dehaene estuda há 20 anos o impacto dos números e das letras no cérebro humano. Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.
Um dos principais conceitos da teoria de Paulo Freire fala sobre uma educação orientada para a cidadania. Para o pedagogo, um processo de aprendizagem bem conduzido leva em conta a realidade dos estudantes e da comunidade escolar, estabelecendo uma conexão entre cultura, conhecimento e sociedade.
Quais os métodos de alfabetização de Paulo Freire?
Ao elaborar um método pedagógico, Freire revolucionou o ensino no país e, desde então, o “Método Paulo Freire” se tornou referência para o desenvolvimento educacional. O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização.
Conforme ensina Freire, o estímulo à participação dos estudantes na escola é extremamente importante para a assimilação do que é ser cidadão e cidadã, e para sentir-se sujeito do processo educacional. A escola cidadã deve partir da necessidade dos alunos e das alunas defendendo sempre a educação dialógica.
Assim, Realidade, Universo Vocabular, Opressor/ Oprimido, Tema Gerador, História, Utopia, Sujeito/ Objeto, Inacabamento, Autonomia, Exclusão Social, Cons- cientização, Esperança, Texto/Contexto, entre tantas outras expressões, palavras e conceitos, estão problematizadas no Diconário Paulo Freire.
Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco).
Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.
O verbete atesta que Paulo Freire lecionou por um ano em Harvard, no período em que esteve exilado do Brasil, fugindo da violência e das perseguições perpetradas pela ditadura militar no golpe de 1964.
A Pedagogia do Oprimido é sua obra-prima mais lida a nível nacional e internacional e considerada mais importante no meio acadêmico educacional, a Pedagogia do Oprimido (1970/2019) onde ele escreve uma sociedade, uma sociedade que não quer desigualdade, não quer a opressão.
Ainda para esse pensador, a pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos, que acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades ...