Torre de Babel é um mito bíblico que narra a construção de uma torre que alcançaria os céus. Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída. Esse mito é encontrado em Gênesis 11:1-9.
O mito da Torre de Babel conta por que existem tantas línguas no mundo. Nele, uma população unida e monolíngue decide construir uma torre que alcance o céu. Deus, irritado com a prepotência das pessoas, confunde a língua delas para que não se entendam mais e espalha as línguas pelo mundo.
A Torre de Babel foi uma construção mencionada em uma narrativa mítica encontrada no livro de Gênesis, na Bíblia. Esse mito foi usado para explicar o surgimento da diversidade linguística da humanidade e a dispersão dos seres humanos pela Terra.
Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo.
Assim, ao construírem a Torre de Babel, os sumérios tentavam parodiar o ato criador de Deus. Quando o ser humano se coloca como "criador", ele faz com que qualquer coisa, moral ou imoral, se torne permissível. Sua ambição e orgulho, porém, deram em nada.
A história da Torre de Babel (Gênesis, capítulo 11, no Antigo Testamento) diz que a "Terra tinha uma só língua e um só modo de falar". Então, os homens encontraram um lugar plano e resolveram construir uma torre que chegasse até o céu. Deus não gostou da idéia dos homens. Como castigo, confundiu a linguagem.
Isso inclui escuta ativa, empatia e capacidade de compreender as perspectivas de outras pessoas. A Torre de Babel nos ensina que a comunicação pode levar ao fracasso e à desconexão quando usada para fins egoístas ou para conquistar outras pessoas.
Todos os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis são unânimes em dizer que a Torre de Babel ficaria em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia. Essa região, entre o Rio Tigre e Eufrates, seria hoje território do Iraque.
Um grupo de pessoas tentou construir uma torre “cujo cume tocasse nos céus” (Gênesis 11:4). O Senhor não estava feliz com isso! Então, em vez de todas falarem o mesmo idioma, Ele fez com que as pessoas falassem idiomas diferentes. Isso causou confusão e elas abandonaram seus planos (ver Gênesis 11:1–9).
Qual foi o pecado da humanidade quando construiu a Torre de Babel?
A história da Torre de Babel explica a origem da multiplicidade de línguas. Deus estava preocupado com o fato de os humanos terem blasfemado construindo a torre para evitar um segundo dilúvio, então Deus trouxe à existência vários idiomas.
Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída. Esse mito é encontrado em Gênesis 11:1-9.
De fato, a arqueologia tem mostrado que as cidades da Mesopotâmia, que formam o núcleo inicial da civilização humana, começaram sua construção a partir de uma torre enorme que tinha função litúrgica e também de proteção contra uma eventual inundação.
De acordo com o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, a Torre de Babel foi construída por descendentes de Noé, após o dilúvio. Segundo a história, o monumento teria sido criado para que os homens pudessem se comunicar com Deus, mas foi destruído porque o Todo Poderoso não gostava da soberba das pessoas.
Por que Deus confundiu as línguas na Torre de Babel?
Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.
“Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus, e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam, e disse: eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem.
O Livro dos Jubileus diz que a torre teria 5433 cúbitos e 2 palmos, o que seria equivalente a 2484 metros de altura, quatro vezes mais alta do que as construções mais altas do mundo hoje.
A explicação mais aceita sobre a Torre de Babel é que a narrativa tenha sido inspirada na construção dos templos da antiga Babilônia, localizados no sul da Mesopotâmia, em homenagem ao deus Marduk.
Eis o artigo. Estes tempos de coronavírus, o COVID-19, tempo de isolamento social, uma espécie de dispersão social, mais uma vez, vale a pena, revisitar as páginas da Bíblia em Gênesis 11, 1-9 no relato sobre a Torre de Babel. Uma das lições de Babel é sobre a importância da diversidade.
Qual foi o pecado principal dos construtores da Torre de Babel?
De acordo com a narrativa bíblica em Gênesis 11:1-9, o pecado principal dos construtores da Torre de Babel foi a sua arrogância e desobediência a Deus.