Vários fatores podem ocasionar o travamento da roda. O mais comum é o excesso de pressão hidráulica sobre as pinças de freio o que faz com que as rodas percam rapidamente velocidade, levando o sistema até a zona de risco de travamento.
Isso geralmente ocorre devido à entrada de água na capa de proteção do cabo. Em carros novos, pode ocorrer em consequência da lavagem com máquinas de alta pressão em postos de gasolina ou similares. O cilindro de roda também pode engripar, prejudicando o retorno das sapatas do freio.
Uma roda com rolamento danificado pode travar em caso isso acontecer, o carro pode girar, capotar, perder a direção entre outros acidentes podem acontecer.
O que acontece quando o rolamento da roda do carro está ruim?
A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste. VEJA TAMBÉM: Bieleta: tudo que você precisa saber sobre essa pecinha importante.
Fique atento. Quando um caminhão ou ônibus chega na oficina com ruídos na roda, um "ronco" ou trepidação do eixo dianteiro, é provável que o problema esteja nos rolamentos. Isso pode causar acidentes no caso de uma quebra enquanto o veículo está rodando, já que a roda pode cair sem que o motorista nem ao menos perceba.
Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda. As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos.
Para que serve o trava rodas? A trava de segurança para rodas, também conhecido como imobilizador de rodas, é um dispositivo essencial para evitar o movimento não autorizado de um veículo ao travar uma ou mais rodas.
Qual o melhor tipo de freio que evita o travamento das rodas?
Os freios ABS são mais eficientes que os convencionais, pois não geram travamento das rodas, mas trabalham com a redução da rotação, evitando deslizamento.
Qual é a hipótese de ocorrência de travamento de rodas?
O travamento de rodas ocorre quando a força de frenagem aplicada pelo sistema de freios é maior do que a força de atrito dos pneus com o solo. Isso faz com que as rodas percam contato com o solo, ou seja, elas "travam".
Para evitar esse problema, em situações de frenagem extrema ou desvio de obstáculos, como uma manobra brusca para evitar uma colisão, é necessário soltar o pedal de freio gradualmente. Essa ação evita o travamento das rodas, o que resultaria em perda de controle do veículo no sistema convencional.
O motor travado indica que, a essa altura, peças de extrema importância como anéis, retentores, válvulas, biela e pistão podem estar danificados. Em alguns casos é possível recuperar, substituindo as peças danificadas após uma manutenção completa. Porém, isso nem sempre será possível.
Quando o motor chega a temperaturas muito altas, as peças acabam perdendo sua função, por conta da fusão e da dilatação que também é muito alta. Desta forma, o motor acaba manifestando um ruído forte por conta do atrito excessivo que ocorre entre as peças, provocando uma trava.
Quando o rolamento apresenta algum dano, como quebra ou desgaste, a performance do equipamento que ele compõe não será satisfatória, traduzindo-se em operações mais lentas e com baixa qualidade, ou seja, menos eficientes.
Como saber se meu carro está com problema no rolamento?
Outra forma de identificar se um rolamento está com problema é verificar se ele está fazendo barulho na troca de marcha em alta velocidade, ou ao virar o volante, pois o barulho fica mais alto.
Quando os pneus estão no fim da vida útil ou deformados, o rolamento trabalha forçando sua fixação. Se as rodas estão desbalanceadas, a constante vibração também é responsável por reduzir a vida útil da peça.
A falha de rolamentos pode acontecer por uma variedade de fatores, dentre eles, podemos destacar a reação com métodos inadequados de lubrificação – ou, em alguns casos, a falta de lubrificação – a deterioração da gaiola, o superaquecimento do componente, dentre outros.
Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro. O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança! #rolamentos #pneus #autocenter.
Situados no eixo traseiro dos veículos, os rolamentos ficam instalados dentro dos cubos das rodas. Eles têm como objetivo deixarem que as rodas girem sem sofrer atritos. Assim, auxiliam na movimentação do carro. De modo geral, os rolamentos têm uma vida útil que gira em torno dos 70 mil quilômetros rodados.
Um rolamento de roda com defeito aumentará sua dificuldade de dirigir. Mas com um rolamento de roda de alta qualidade, você pode dirigir por mais 1000 quilômetros conforme a estimativa.