Volkswagen AP (1985-2012) Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
Além do caracol mágico, a instalação de comandos 272 ou 288, pistões e bielas de ligas leves, virabrequim forjado, intercooler, polias de baixa inércia, escapamentos esportivos e outros refinamentos poderão elevar a potência do motor AP acima dos 500 cavalos.
Ainda tinha o AP-800S, com 99 cv e 14,9 mkgf, dos Santana, Gol GT e Passat GTS Pointer. A versão 2.0, também conhecida como AP-2000, seria lançada em 1988 com 99 cv e torque de 16,2 mkgf com gasolina e 112 e 17,3 mkgf com álcool no Santana.
Esses motores ganharam potência e torque e em 2008 foram levemente reformulados, ganhando mais potência: de 97cv para 99 cv (gasolina) e de 99cv para 101 cv (Etanol).
AP 1.6 8V (injeção FIC-Ford ECC-IV digital monoponto) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 75,7 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 12,3 mkgf a 3.500 rpm Alimentação por injeção monoponto.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor. Antonio Soares fora do Brasil tinha o CHT turbo de fábrica, andando forte.
Esse modelo foi fabricado até o fim de 1996. No final do ano, o motor AP 1600 voltou a ser disponível para a versão CL. Em 1994 o plástico dos para-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
Executivo (1989): versão mais luxuosa., possuía grade frontal exclusiva, aerofólio exclusivo, rodas BBS douradas. Foi o primeiro Santana a ser gerenciado por um sistema eletrônico (monoponto).
O motor AP sempre foi produzido no Brasil com cabeçote simples de oito válvulas (duas por cilindro). A única exceção entre os Volkswagen nacionais foi o Gol GTI de segunda geração, que era equipado com um motor importado 2.0 com 16 válvulas (quatro por cilindro) de 141 cv de potência.
O motor AP virou um ícone da indústria automotiva brasileira. Ele tem uma legião de fãs devido a facilidade de manutenção, desempenho e também por ser muito usado em preparação. Esse propulsor chegou aqui com o Passat (na época se chamava MD) e morreu só quando a Parati saiu de linha em 2013.
Mesmo veterano, o AP, em seu último ano de produção estava praticamente empatado com o então moderno 1.6 EA-111, criado em 1996 para ser seu substituto.
AP 1.8 8V (carburador Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm bielas 144mm Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 88 cv a 5.200 rpm Torque máximo: 14,7 mkgf / 3.400 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo.