MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Qual a potência do motor e do gerador? O motor principal de locomotivas utilizadas na empresa pesquisada são motores da General Motors. Cada cilindro deste motor V12 a diesel, turboalimentado de dois tempos, tem um deslocamento de 11,6 litros cúbicos, que pode gerar de 1300 a 3000 hp.
Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Como funciona uma Maria Fumaça? A locomotiva a vapor possui um motor que é composto por três partes principais: a caldeira (que produz o vapor), a máquina térmica (que transforma a energia liberada pelo vapor em impulso mecânico) e a carroçaria (o que efetivamente carrega todo o resto).
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Sua transmissão consiste em uma caixa epicicloidal ou planetária (como a empregada em automóveis de câmbio automático) de 3, 4 ou 5 velocidades bem reduzidas e a embreagem é normalmente do tipo "fluido de acoplamento", conhecida também por "embreagem hidráulica".
Num trem, a força usada para locomover a composição é produzida por uma unidade especial, a locomotiva, que é equipada para transmitir a força produzida. pelos seus motores para as rodas. As rodas que recebem a força de tração são chamadas de rodas motrizes.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
Diferente de um carro, o motor do trem não fica dentro do capô, eles ficam ao longo da composição, na parte de baixo do trem e chamamos de carro motor. Totalizando 4 carros motores por trem, esse motor. converte energia elétrica.
Os trens passam a se mover mais devagar devido a curvas, presença de agulhas de chave (os dispositivos que permitem a um trem de se mover de uma via a outra), da inclinação da via, etc.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h. Além de operar na Alemanha, o ICE3 também faz viagens com destinos internacionais, como Bruxelas, Paris e Amsterdã.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Já a capacidade dos tanques de combustível das locomotivas pode variar de 9 a 16 mil litros, quantidade que pode ser reposta nos nossos postos de abastecimento.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado.
Componentes principais. Design Aerodinâmico: Os trens-bala possuem um design aerodinâmico que minimiza a resistência do ar. Suas formas alongadas e pontiagudas ajudam a cortar o ar de maneira mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e permitindo que o trem mantenha altas velocidades.
Um rodeiro é um par de rodas de veículos ferroviários montados rigidamente sobre um eixo, de modo que ambas as rodas girem em uníssono. Os rodeiros são frequentemente montados sob um conjunto de estrutura pivotada que segura pelo menos dois rodeiros – em cada extremidade do veículo.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Entenda como funciona o sistema de freios dos trens. São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM.
Na verdade, as diferenças entre os dois modais de transporte são basicamente tecnológicas. A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.