Qual é o nome da doença que a pessoa perde o equilíbrio?
A labirintopatias, que é o termo correto para se falar sobre os problemas que afetam o labirinto portanto não devemos se usar o termo labirintite como “sinônimo” de tontura, é um conjunto de problemas que afetam a função do órgão do equilíbrio tais como: vírus, bactérias, lesões na região, alergias ou reações a ...
São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.
A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.
O desequilíbrio é causado por uma região do cérebro responsável por coordenar os movimentos e o equilíbrio. Cerca de 10% das pessoas que têm tonturas recorrentes (labirintite) ou outras tonturas também apresentam enxaqueca vestibular ou enxaqueca vertebrobasilar.
Qual é o órgão responsável pelo equilíbrio do corpo?
O sistema vestibular exerce um importante papel na manutenção do equilíbrio geral do corpo, sendo constituído por três componentes: um sistema sensorial periférico, denominado aparelho vestibular, um processador central, constituído pelo cerebelo e núcleos vestibulares, e um mecanismo de resposta motora, composto por ...
Na maioria das vezes, é decorrente de alteração do labirinto, como uma labirintite (inflamação do labirinto, uma estrutura interna do ouvido), mas também pode vir de efeitos colaterais de medicamentos e até indicar alterações no equilíbrio ou na função cardíaca.
Dificuldade para caminhar pode ser sinal de algum distúrbio do sistema nervoso. Os sinais que podem se associar ao quadro de dificuldade de marcha como, por exemplo, movimentos involuntários, lentificação dos movimentos, rigidez, são fundamentais para definir o diagnóstico.
Qual é uma das causas possíveis das desordens do equilíbrio?
As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.
Vertigem é a perda de equilíbrio causado pela sensação desagradável de se estar girando em um ambiente ou de ter o ambiente girando em torno de si, mesmo sem se mexer ou sair do lugar.
A Associação de Transtornos Vestibulares dos Estados Unidos explica que o sistema vestibular inclui as partes do ouvido e do cérebro que processam as informações sensoriais envolvidas no controle do equilíbrio e dos movimentos oculares. Portanto, o médico otoneurologista é o especialista desse sistema.
Os sintomas da falta de equilíbrio incluem tonturas, sensação de flutuação, sensação de estar girando ou se movimentando, quando na verdade a pessoa está parada em pé ou sentada. Como resultado, esse problema acarreta insegurança em relação à capacidade dos indivíduos de exercerem suas atividades de rotina.
Quais são os sintomas da falta de equilíbrio mental?
Geralmente, quando a saúde mental não vai bem, é comum observarmos sintomas como fadiga, falta de motivação para realizar as atividades cotidianas, falta de expectativas, desmotivação para realizar tarefas que antes eram prazerosas, isolamento social intenso, falta de rendimento no trabalho ou nos estudos.
Qual a parte do cérebro que controla o equilíbrio?
Ele também controla os movimentos. O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.
Sua causa pode estar associada a distúrbios cerebelares, vestibulares ou proprioceptivos (sensoriais), caracterizando assim uma condição que pode acometer os membros, o movimento dos olhos, a fala, postura, marcha ou tronco.
Sistema vestibular: Órgãos do equilíbrio localizados na orelha interna avisam o cérebro sobre movimentos e sobre a posição da sua cabeça. Existe 3 “anéis” (canais semi-circulares) em cada orelha, e estes canais sentem quando você movimenta sua cabeça e lhe ajudam a enxergar claramente durante estes movimentos.
Problemas neurológicos, como doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla e neuropatia periférica, também podem levar ao desequilíbrio. Além disso, efeitos colaterais de medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos e sedativos, também podem causar desequilíbrio.
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.
O que se deve fazer quando se tem falta de equilíbrio?
Algumas formas de aliviar a tontura ou vertigem em casa são deitar em uma posição confortável, evitar movimentos bruscos com a cabeça e luzes fortes, além de não ingerir cafeína e fazer uma alimentação leve.