A urina humana é um subproduto do metabolismo em seres humanos. Ela é produzida nos rins e armazenada na bexiga, à qual chega através do uréter. O ato de excretar urina é chamado de micção, e ocorre quando esse líquido é expelido através da uretra.
O exame de urina, também conhecido como exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), costuma ser solicitado pelos médicos para identificar possíveis alterações no sistema urinário e renal.
Subproduto líquido da excreção nitrogenada produzido nos rins, temporariamente armazenado na bexiga até que seja liberado por meio da URETRA. Subproduto líquido da excreção nitrogenada produzido nos rins, temporariamente armazenado na bexiga até que seja liberado por meio da URETRA.
A urina pode ser avaliada pela aparência física (cor, turbidez, odor e volume), chamada também de análise macroscópica. A urina pode variar na cor de amarelo pálido (quase incolor) até amarelo escuro, vermelho, verde ou azul.
→ Uretra. A uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo. No homem, a uretra apresenta um comprimento médio de 20 cm e pode ser dividida em três porções: prostática, membranosa e cavernosa ou peniana.
O Coletor Universal Needs é um potinho descartável e esterelizável ideal para exames laboratoriais e outras utilizações médicas. Seu uso é recomendado principalmente para colher e armazenar, de forma higiênica, amostras de urina, sêmen e fezes.
A urina é uma substância constituída por produtos do metabolismo e substâncias que estão em excesso no organismo. A formação da urina é, portanto, uma importante função do sistema urinário, uma vez que é fundamental para o equilíbrio da composição química do meio interno (homeostase).
Sabia que o nosso corpo fala? E que a cor da urina é um dos sinais mais indicativos que ele emite? Pois é! A coloração da urina aponta o quanto ingerimos de líquidos, a forma com que nos alimentamos, os medicamentos que utilizamos, e ainda pode manifestar algumas doenças, apesar de não trazer um diagnóstico preciso.
Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: Urina com cheiro forte).
No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).
O termo “pH” refere-se ao potencial hidrogeniônico, que mede a acidez ou alcalinidade de uma solução. No caso da urina, o pH indica a quantidade de íons de hidrogênio presentes nesse líquido biológico. O pH normal da urina pode variar dentro de uma faixa considerada saudável, geralmente entre 5 e 7.
Os piócitos são os glóbulos brancos identificados no exame de urina, sendo normalmente considerado normal. No entanto, como essas células estão relacionadas com a defesa do organismo, é possível que durante alguma infecção ou inflamação seja percebido aumento na quantidade de piócitos na urina.
A ureia é o resultado do metabolismo das proteínas que o paciente ingere como alimento. O fígado a produz e a secreta no sangue, e o rim vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina. O exame de ureia analisa os valores de ureia circulando na corrente sanguínea.
A vontade de urinar durante a relação sexual pode ser considerada normal, especialmente em mulheres. Nas mulheres, essa vontade provavelmente está relacionada com a proximidade da bexiga com o canal vaginal, de forma que durante a penetração vaginal a bexiga pode ser indiretamente estimulada.
O xixi verde pode ocorrer por conta de diversos fatores. As principais causas são: Consumo de alimentos e bebidas com corantes artificiais, como doces, refrigerantes e outros itens processados.
O primeiro deles é a uretra, por onde sai o xixi, como nós já conversamos. O segundo buraquinho é a vagina, por onde sai a menstruação. Esses dois primeiros estão localizados na vulva, que é a região protegida por lábios e pelos. O terceiro orifício é o ânus, por onde saem as fezes, localizado logo abaixo da vulva.
A urina apresenta um odor característico causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina malcheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.
Quando o xixi tem a cor amarelo-clara, esta é considerada o tom ideal, ou seja, indica que a pessoa está hidratada. No entanto, nem sempre pode estar relacionada à falta de água.
A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.