O que pode ser manchas vermelhas no corpo que não coçam?
As manchas vermelhas na pele normalmente são sinal de alergia ou má circulação, mas também podem indicar problemas mais graves, como infecções, psoríase, lúpus, catapora ou até câncer.
“Deve-se ficar atento às lesões que sangram, ficam com irritação persistente ou sofrem mudança do seu aspecto inicial. Esse tipo de mancha costuma aparecer em áreas mais expostas ao sol, como braços, pernas e rosto”, contou.
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.
Essas pintas vermelhas surgem pela dilatação dos vasos sanguíneos perto da superfície da pele. Embora esse tipo de sinal não apresente gravidade, outros, no entanto, podem indicar o desenvolvimento de doenças mais graves, como alergias, psoríase, micose, dermatite e até mesmo câncer de pele.
Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço. É uma hiperpigmentação da pele, quando há produção excessiva de melanina (responsável pela pigmentação da cor de pele).
Que tipo de manchas na pele que a gente deve se preocupar?
Quando há a presença de manchas que mudam de cor, formato e tamanho, é necessário buscar auxílio médico para investigar se é um caso de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Em caso de suspeita de melanoma, o médico poderá solicitar uma biópsia.
Dermatite nervosa ou dermatite de stress: É um subtipo de dermatite atópica nervosa com sintomatologia semelhante à dermatite atópica. Vermelhidão, erupções cutâneas, sensação de prurido e pele ressecada são os sintomas mais comuns de dermatite atópica de stress.
Os sintomas da alergia emocional variam em intensidade e podem aparecer de maneiras diferentes em cada indivíduo. Porém, os relatos mais comuns se localizam na pele, o órgão mais extenso do nosso corpo, com sintomas como coceira intensa, inchaço e manchas vermelhas em alto-relevo, mais conhecidas como “urticárias”.
Normalmente a reação é observada na pele, com coceira e vermelhidão. Isso ocorre, pois as terminações nervosas da derme são sensíveis às condições psicológicas e podem ser diretamente afetadas em episódios de pico de estresse e ansiedade, por exemplo.
Você já notou pintas vermelhas na pele do corpo, bem pequenas, que não coçam e nem incomodam? Provavelmente elas são as chamadas "nevos rubis", que são bolinhas de coloração avermelhada e aparecem de forma espontânea em várias partes do corpo, como pescoço, tórax, costas, pernas e também no rosto.
As lesões do lúpus discoide podem ser vermelhas, escamosas e profundas. Em geral, não causam dor nem coceira. Com o tempo, essas lesões podem produzir cicatrizes e descoloração da pele (partes de cor escura ou clara). As lesões no couro cabeludo podem causar a queda permanente do cabelo nas partes afetadas.
Essas substâncias causam a inflamação na pele, que resulta nas manchas vermelhas, também conhecidas como urticária. As manchas podem variar em tamanho, desde pequenas pintas até grandes placas, e são geralmente acompanhadas de coceira intensa.
Como são as manchas vermelhas de quem tem leucemia?
Como são as manchas da leucemia? Geralmente, são "pintinhas" vermelhas e manchas roxas que costumam aparecer nas pernas. Costumam ser resultados da queda na produção de plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.
Manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto. Além de vários sintomas parecidos, a psoríase e a dermatite atópica podem dificultar as tarefas diárias e abalar a autoestima.
A urticária consiste em inchaços avermelhados, levemente salientes, que coçam. O inchaço é causado pela liberação de substâncias químicas (como a histamina) dos mastócitos na pele, que causam o vazamento temporário de líquido para fora dos pequenos vasos sanguíneos.
Muitas vezes, a ansiedade pode desencadear ou agravar problemas dermatológicos, como acne, eczema, psoríase e urticária. Além disso, a ansiedade pode levar a hábitos prejudiciais à pele, como coçar, beliscar ou esfregar constantemente o rosto, o que pode piorar a condição da pele.
Alguns sintomas são: o surgimento de pequenas vesículas e bolhas claras com área avermelhada na palma das mãos e nos pés. As lesões podem agravar e começar com a descamação.
Sim, existe dermatite atópica que se manifesta apenas com a pele seca, algumas áreas de vermelhidão e descamação, sem coceira. Hidrate bem a pele, use sabonete neutro, não tome banhos muito quentes. E se os sintomas não sumirem, procure um dermatologista. À disposição!
A dermatite de contato fotoalérgica é uma variante da DCA em que uma substância só se torna sensibilizante após sofrer alteração estrutural desencadeada pela luz ultravioleta. As reações podem se estender para áreas de pele não expostas ao sol. As causas típicas são fragrâncias (p.
Em crianças e bebês, aparece geralmente no rosto, nos cotovelos ou nos joelhos e possivelmente em outras regiões do corpo. Em crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, atrás do joelho, mãos e tornozelos.
As principais delas são genética, alterações hormonais e, essencialmente, exposição ao sol sem o uso do protetor solar. Essas alterações também podem indicar que algo na saúde não vai bem. Além disso, maus hábitos de vida, como tabagismo, falta de cuidados, lesões na pele e estresse podem gerar as manchas de pele.
D de diâmetro: Ainda de acordo com a dra. Sheila, o tamanho normal de uma mancha ou pinta vai até 6 milímetros de diâmetro. Passando disso, é bem provável que seja uma lesão maligna.
“As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.