Existem 23 espécies de raposas no mundo, distribuídas nos Gêneros Alopex (1), Cerdocyon (1), Dusicyon (1), Otocyon (1), Pseudalopex (6), Urocyon (2) e Vulpes (11). Destas, somente três são encontradas no Brasil: - Cerdocyon thous, popularmente conhecida como graxaim-do-mato: Não pare agora...
A raposa de nove caudas (kitsune, em japonês) é uma figura mágica popular na mitologia japonesa, cujo espírito animal se transforma em humano. A imagem da raposa representa ardileza e inteligência. Além disso, é vista como um animal com poderes místicos, sagrados ou até amaldiçoados.
Por essa razão, a palavra raposa pode ser empregue como um epiceno, usando-se os adjectivos macho e fêmea para distinguir o sexo dos animais (raposa fêmea, raposa macho).
Na Bíblia, a raposa é frequentemente associada à astúcia, malícia e engano. Ela é mencionada em diferentes contextos e histórias, simbolizando características negativas e comportamentos desonestos. A raposa também pode representar a destruição e a ruína.
Kitsune (狐 AFI: [kitsɯne]) ( Pronuncia) é a palavra japonesa para raposa. Raposas são um assunto comum no folclore japonês; kitsune refere-se geralmente neste contexto. Histórias as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria.
DONA RAPOSA, QUE É VAIDOSA, CASOU. O NOIVO, O RAPOSO, QUE É TODO JEITOSO, USAVA UMA CAMISA AMARELA E UM CASACO COR-DE-ROSA. 1- COMO É O MARIDO DA RAPOSA? . .
Samoieda. O Samoieda também é uma raça de cachorro que parece raposa. O seu denso pelo branco e exuberante é bem parecido com a espécie de Raposa-do-Ártico, batizada de Raposa-polar, um animal que suporta baixas temperaturas e consegue se camuflar na neve.
Kurama é uma das nove Bestas com Cauda do anime "Naruto", lançado em 1999. Conhecida também como Nove Caudas, ela passou a odiar a humanidade após ser usada como uma ferramenta para a guerra, onde era tratada apenas como um monstro.
A raposa-do-campo, raposinha ou jaguarapitanga é uma espécie típica do Cerrado, que habita ambientes com vegetação mais rala e espaçada, como campos limpos, campos sujos e campos cerrados. A espécie pode ser encontrada no Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é a maior das raposas verdadeiras e um dos membros de maior distribuição entre a ordem Carnivora. É encontrada em todo o hemisfério Norte, incluindo a maior parte da América do Norte, Europa e Ásia, mais algumas partes do Norte da África.