O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso. Quando temos dois ângulos, podemos estabelecer relações entre eles.
85 graus é menor que 90 graus , como você mesmo pode observar . Então , definimos o mesmo como ângulo agudo. Portanto , o ângulo de 85 graus pode ser definido como ângulo agudo.
Ângulos agudos medem menos de 90 graus. Ângulos retos medem 90 graus. Ângulos obtusos medem mais de 90 graus. Sabe mais sobre os tipos de ângulos e vê exemplos de cada um deles.
Em todos os casos o ponto O é o vértice do ângulo. Em seguida atribui-se medida ao ângulo. Define-se então o grau sexagesimal, atribuindo-se ao ângulo raso 180 graus, ao ângulo nulo, 0 graus e ao ângulo de uma volta 360°. Ângulos convexos apresentam medidas menores do que 180 graus.
Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.
Um ângulo é obtuso se ele medir mais que 90º. Um ângulo é raso se ele medir exatamente 180°. Dois ângulos são congruentes se eles tiverem as mesmas medidas. Dois ângulos são complementares se a soma deles for igual a 90º.
A Matemática apresenta nos estudos relacionados a ângulos, que a medida completa de uma circunferência corresponde a 360º (graus). A utilização dessa medida não está ligada a algum estudo específico, ela possui conexões com os povos babilônicos, nos assuntos ligados à Astronomia.
Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem. O ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta. Desse modo, existe um número que está relacionado com cada abertura entre duas semirretas e, quanto maior a abertura, maior esse número.
O ângulo reto (90°) e ângulo raso (180°) são dois exemplos deles. Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares.