Clonazepam 2mg Genérico Legrand 30 Comprimidos é um medicamento indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis, ansiedade, pânico, fobia social, depressão, síndromes psicóticas, inquietação, dentre outros distúrbios. Uso adulto e pediátrico, de acordo com o quadro e indicação médica.
Qual a diferença entre Rivotril e clonazepam genérico?
O que é o Clonazepam? O clonazepam, mais conhecido pelo nome comercial Rivotril, é um medicamento que pertence à classe das benzodiazepinas, a mesma a qual também fazem parte diazepam, alprazolam, bromazepam, lorazepam, midazolam e vários outros.
Rivotril® é, na verdade, o nome comercial da substância chamada clonazepam. Tecnicamente, o clonazepam é um medicamento da família dos benzodiazepínicos, da qual também fazem parte o diazepam (ou Valium®) e o midazolam (ou Dormonid®).
RIVOTRIL (Clonazepan): Para que serve, como usar e riscos
Para que é indicado o clonazepam de 2 mg?
Clonazepam 2mg 30 comprimidos Medley Genérico
O Clonazepam é indicado no tratamento de distúrbio epiléptico, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas, vertigem e distúrbios do equilíbrio e síndrome da boca ardente.
Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.
E o comprimido sublingual, que é de 0,25 mg, é uma dose baixinha e de uma ação rápida, porque é feito para ter uma ação rápida mesmo quando a pessoa está tendo, por exemplo, uma crise de pânico – é quando é mais utilizado.
A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.
Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.
O que é mais forte: Rivotril ou Diazepam? Tanto o Rivotril (clonazepam) quanto o Diazepam são medicamentos benzodiazepínicos usados para tratar sintomas causados por transtornos de ansiedade, entre outros. Em geral, o efeito sedativo do Rivotril pode ter uma ação mais prolongada em comparação com o Diazepam.
Qual o melhor remédio para dormir que não causa dependência?
O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.
Apesar de serem da mesma classe (benzodiazepínicos) o diazepam e o clonazepam (rivotril) tem características distintas, portanto a troca feita sem orientação não é recomendada.
A superdose de clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia (ausência de reflexos), apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.
O início do efeito do rivotril (clonazepam) é de cerca de 45 minutos a 1 hora após a ingesta. Os efeitos mais visíveis, como a sonolência, costumam durar por 8 a 12 horas, mas efeitos menores podem durar até 30 horas após o uso.
Os benzodiazepínicos atuam potencializando a ação do GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor depressor responsável por reduzir a excitação, agitação, tensão e o estado de alerta. Promove, portanto, relaxamento, sonolência, calma e ameniza a ansiedade.
O Rivotril 0,5mg tem dose mais alta quando comparado ao de Rivotril 0,25mg . O Rivotril 0,5mg é igual a 2 comprimidos do Rivotril 0,25mg. Portanto, metade do comprimido do Rivotril 0,5mg é igual a 1 comprimido do Rivotril 0,25mg.
Rivotril, cujo princípio ativo é o clonazepam, por si só não engorda. O Rivotril, que é um tranquilizante indicado em vários tipos de transtornos de ansiedade e outros quadros, não altera o peso seja para mais ou para menos.
Essa droga é utilizada por adolescentes, jovens e adultos que apresentam problemas de ordem emocional, tais como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou depressão. Ultimamente, os questionamentos sobre a indicação de Rivotril são cada vez maiores.
Rivotril® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a clonazepam ou a qualquer dos excipientes do medicamento, em pacientes com insuficiência respiratória grave ou comprometimento do fígado grave, pois os benzodiazepínicos podem levar à ocorrência de comprometimento do sistema nervoso, secundário ao ...
Muitos pacientes cardiopatas e com hipertensão refratária podem obter álbum benefício com uso de medicações para ansiedade, sendo o Rivotril como uma opção para uso em curto prazo ou em emergências.
Como cortar o efeito do clonazepam? Para minimizar ou acabar com os efeitos do clonazepam, é fundamental buscar apoio de um profissional da saúde. A interrupção do tratamento com Rivotril nunca deve ser feita por conta própria e nem de forma repentina. Converse com o seu médico.