Nome científico: Saccharum officinarum L. Família: Poaceae. Subfamília: Panicoideae, membro da tribo Antropogonae e gênero Saccharum. Cana-de-açúcar em outras línguas: Em inglês: Sugarcane; em espanhol: Caña de azúcar; em francês: Canne à sucre; em alemão: Zuckerrohr; em italiano: canna da zucchero.
A cana-de-açúcar é uma planta fina, fibrosa, de formato cilíndrico e folhas longas. Ela pode chegar a até seis metros de altura e é da mesma família que o arroz, o milho, a cevada e outras gramíneas.
Canavial é o nome dado à plantação de cana-de-açúcar, um dos maiores produtos agrícolas brasileiros. A estimativa atual realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de 2022/2023 é a produção de 596 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
A planta é utilizada para produzir açúcar, caldo de cana, bebidas alcoólicas, produtos medicinais e biocombustíveis. Alguns exemplos são o etanol e o biometanol, tendo sido importante para o desenvolvimento da economia no País.
Fruta, legume ou raiz? Quando pensamos em cana-de-açúcar, logo surge a dúvida sobre em que categoria no Reino Vegetal ela pertence. Pois tire essa dúvida de uma vez por todas: a cana-de-açúcar é considerada uma planta, mais precisamente uma “gramínea” ou “gramina”, devido a sua semelhança da planta com a grama.
No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a Crioula. Depois, veio a Caiana, que é mais resistente a pragas, e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a Cana Rosa, Fita, Bambu, Carangola, Cabocla, Preta, entre outras.
Entre as suas principais características, ela apresenta um caule delgado que é coberto por folhas compridas e verdes. Inclusive, é nesse caule, robusto, que se concentra o maior teor de açúcar da planta. A planta da cana tem entre 2 e 6 metros de altura.
O sistema radicular da cana-de-açúcar é do tipo fasciculado, e é composto por três tipos básicos: Raízes superficiais, ramificadas e absorventes; Raízes de fixação, que são as que primeiro aparecem na zona radicular do tolete plantado; Raízes cordão, que podem atingir até 6m de comprimento.
Para plantar a cana, comece fazendo buracos no solo, com profundidade entre 20 cm e 30 cm. Os sulcos devem estar distantes um do outro, entre 1 m a 1,2 m. Depois, coloque 2 ou 3 colmos em cada buraco e parta para a rega. É importante regar logo após o plantio para deixar o solo úmido e propício para a cana crescer.
Caná era uma pequena vila da Galileia onde Jesus Cristo realizou o seu primeiro milagre, e onde também curou o filho de um nobre. Segundo o Evangelho de João, era a residência de Natanael.
Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol. Tem caules robustos, fibrosos e articulados que são ricos em sacarose.
A cana-de-açúcar era plantada na Índia, desde 510 a.C., mas o seu consumo só acontece em 327 a.C., pelos indianos, que foram os primeiros povos a utilizar esse produto. A cana-de-açúcar vai também para o ocidente levada por Alexandre, o Grande, rei da Macedônia no ano de 327 a.C.
A planta de cana-de-açúcar é classificada botanicamente como pertencente a família Poaceae, subfamilia Panocoideae, tribo Andropogoneae e gênero Saccharum L.
Evolução. Considerando os 50 anos de pesquisa de melhoramento genético, desde a criação do Planalsucar, foram desenvolvidas 114 variedades de cana-de-açúcar no Brasil. O principal volume, estimado em mais de 70 variedades liberadas para o setor agrícola, ocorreu nos últimos 30 anos, já com a Ridesa, salientou Oliveira.
O caldo não pode ser considerado suco de fruta, uma vez que a cana-de-açúcar, responsável por originar o item, é uma gramínea, planta de folhas longas e estreitas, como a de trigo e milho, por exemplo.
Café é a fruta do cafeeiro (Coffea sp.). A semente é uma pequena esfera verde, que quando atinge o estado maduro para a colheita tem um vermelho intenso. Cada fruto costuma possuir duas pequenas sementes semi-esféricas com seus lados planos virados para si.
A Cana-do-brejo é uma planta herbácea, de haste dura, com folhas alternas, oblongas, invaginantes, verde-escuras, com bainha pilosa e avermelhada nas margens. Suas flores são amarelas com brácteas cor de carmim. O chá de cana-do-brejo é uma ótima opção para quem busca uma alimentação natural.
Cachorro pode comer cana-de-açúcar? Não, cachorro não pode comer cana. Se até para nós o consumo de cana-de-açúcar deve ser feito com controle, quem dirá para os pets, que têm o sistema digestivo bem mais sensível que o nosso. São sérios os problemas de saúde que seu peludo pode ter ao ingerir essa doce planta.
Reforço de órgãos vitais: O caldo de cana tem a capacidade de fortalecer o estômago, rins, coração, olhos, cérebro e órgãos sexuais. Nutrientes essenciais: O caldo de cana contém vários nutrientes essenciais, como cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo, necessários para o bom funcionamento do corpo.