Roboão vai ser o único herdeiro ao trono, mas acabará perdendo o poder após uma revolta comandada por Jeroboão (Vitor Novello). Ele vai juntar dez das 12 tribos para tirá-lo do palácio –dividindo a nação entre Reino de Israel e Reino de Judá.
30 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias. 31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.
Então Israel se foi a suas moradas. Mas reinou Roboão sobre os filhos de Israel que moravam nas cidades de Judá. E o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; mas apedrejou-lhe todo Israel, e morreu. Então o rei Roboão se esforçou a subir em um carro, e fugir a Jerusalém.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
QUEM FOI ROBOÃO NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO REI ROBOÃO, FILHO DE SALOMÃO
O que acontece com o filho de Salomão?
Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo. O povo se revoltou e se dividiu no reino do norte, Israel, e no reino do sul, Judá. Jeroboão, o rei do reino do norte, introduziu a idolatria e outras práticas iníquas no meio de seu povo.
Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Roboão, filho de Salomão, foi o terceiro rei da dinastia de Davi. Por causa dos pecados do seu pai, Salomão, ele recebeu autoridade sobre apenas a parte do Sul, conhecida como Judá. De várias maneiras, ele mostrou arrogância que prejudicou a nação.
Então, veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá, que, por causa de Sisaque, se ajuntaram em Jerusalém, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, pelo que eu também vos deixei em poder de Sisaque.
Roboão reinaria unicamente sobre as tribos de Judá e Benjamim, num reino que passaria a chamar-se de Reino de Judá. Depois de ser aclamado rei pelas dez Tribos em Siquém, Jeroboão escolheu esta cidade como capital, na região montanhosa de Efraim, mas depois mudou a capital para Peniel.
De acordo com o relato bíblico, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Foram descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.
No último episódio da nona fase da trama, A Sucessão, o público acompanhou o sofrimento de Abisague durante o parto. A israelita não conseguiu dar à luz por causa da posição em que o bebê estava e desmaiou devido às fortes dores. Momentos antes, Naamá desejou que a amiga morresse.
Roboão vai ser o único herdeiro ao trono, mas acabará perdendo o poder após uma revolta comandada por Jeroboão (Vitor Novello). Ele vai juntar dez das 12 tribos para tirá-lo do palácio –dividindo a nação entre Reino de Israel e Reino de Judá.
Roboão foi o primeiro reino do que historicamente ficou conhecido como Israel Meridional, citado na Bíblia Cristã como o Reino de Judá. Ele pagou pelos erros de Salomão, que perdeu o trono por ter desobedecido às ordens de Deus.
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
Mulher de Roboão cai em desgraça com Deus. Maacá (Juliana Xavier) vai ser uma das responsáveis por afastar Roboão (Henrique Camargo) ainda mais de Deus nos próximos capítulos da novela Reis.
Maalate (Luana Camaleão/Bianka Fernandes) perderá o prestígio dentro do reino nos próximos capítulos da novela Reis. Ela será "estrangulada" pela principal rival, Maacá (Juliana Xavier/Juliana Knust) --a qual dará um filho homem, Abias, para Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez).
Ele também contratou alguns homens para incitar a população contra Salomão (Guilherme Dellorto) e o seu filho. O grande erro de Jeroboão, porém, será permitir o culto a outras divindades dentro do Reino de Israel. Ele será castigado por Deus, que não permitirá à sua família continuar no trono.