NH3 tem o H com nox +1, como são 3 elementos, obriga assim o N a ter nox – 3. N2 é uma substância simples, nox 0. NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
NaCl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na e do Cl deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1.
Como o H2SO4 é uma substância neutra, a soma dos NOx dos átomos presentes é igual a zero. Sabemos que o hidrogênio tem NOx +1, e como há dois átomos de hidrogênio na molécula, o total de NOx desses átomos é +2. Portanto, a soma dos NOx do hidrogênio é +2. Portanto, o NOx do enxofre (S) na molécula de H2SO4 é +6.
(a)Pro H2CO3, ácido carbônico, a gente tem o carbono, que é ametal da família 4A, e com NOx +4 (sempre, em compostos inorgânicos, o carbono tem NOx +4.
Ácido fosfínico (IUPAC; também chamado de ácido hipofosforoso ou HPA) é um composto químico, o oxiácido de fósforo de fórmula H3PO2, no qual o nox (número de oxidação) do elemento fósforo é igual a +1. É um ácido fraco e um poderoso agente redutor.
2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
Seu estado de oxidação mais comum é +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidação 0, +1 e +3 em complexos, porém são muito pouco característicos.
O elemento Chumbo é um metal (íon positivo) da família VIA (família do carbono) que apresenta quatro elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder quatro elétrons. Por isso, seu NOX é +4.