Se possuir metal da família do boro (IIIA) na extremidade esquerda da fórmula: esse sempre terá NOX +3. Se possuir calcogênio (VIA), com exceção dos metais dessa família, na extremidade direita da fórmula: esse sempre terá NOX -2.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
O nox de substâncias simples, ou seja, moléculas que possuem átomos de um só elemento é sempre igual a zero. Então, o número de oxidação do O2, N2, F2, Na, Fe, Al, H2 é 0.
O elemento Potássio é um metal (íon positivo) da família IA (Metal alcalino) que apresenta um elétron na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder um elétron. Por isso, seu NOX é +1.
Os elementos quando em uma substância simples como O2, H2, possuem Nox = 0. Esse é o caso do I2. No NaI: o Na+ possui carga +1 e para contrabalancear esta carga tal que a soma seja = 0, é necessário que a carga do iodo seja -1. No NaIO4: O possui Nox -2, e temos 4 átomos.
Frutas como maçãs, laranjas, uvas, peras, ameixas, kiwis, sultanas, tâmaras, abacates, soja e nozes são ricas em boro. Grão-de-bico, feijão borlotti, avelã, groselha, manteiga de amendoim, feijão vermelho, tomate, lentilha, azeitona, cebola, vinho de batata e cerveja também são fontes notáveis desse mineral.
2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.
Desse modo, teremos que o Nox do cloro será -1 (porque ele ficou com um elétron a mais que era do hidrogênio) e o do hidrogênio é igual a +1 (porque o hidrogênio perdeu um elétron para o cloro).
Boro - Imagem do símbolo químico do Boro (B) e suas aplicações. O B tem número atômico (Z) = 5 e Massa Atômica (A) = 11, está localizado no grupo 13 ou família 3A e no 2º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L3.