A cultura visual aborda e trata a imagem considerando-a não apenas seus valores estéticos, no entanto, busca principalmente compreender o papel social da imagem na vida da cultura.
A importância primordial da Cultura Visual é mediar o processo de como olhamos e como nos olhamos, e contribuir para a produção de mundos, isto é, para que os seres humanos saibam muito mais do que experimentaram pessoalmente, e para que sua experiência dos objetos e dos fenômenos que constituem a realidade seja por ...
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
Os Estudos Visuais questionam como e por que as práticas de ver (visualidade e visibilidade) têm transformado nosso universo de compreensão simbólica, nossas práticas de olhar, nossas maneiras de ver e fazer.
O foco desse campo de estudo inclui a produção, circulação e consumo de imagens e de artefatos artísticos e, principalmente, a interação entre observador/indivíduo e observado, objeto/artefato.
Os estudos referentes à cultura visual têm como investigação e análise da cultura contemporânea a qual é dominada por imagens visuais. Esses estudos implicam nas diferentes formas de olhar a vida, como são construídos os signos e como os mesmos são significados por nós.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
As Artes Visuais expressam por meio de materiais o pensamento do ser humano, assim como suas emoções, seus anseios, sua história, a cultura da qual faz parte e desenvolve a identidade de um povo ou até mesmo de uma classe social.
O conhecimento da linguagem visual e de sua alfabetização é fundamental no desenvolvimento de critérios de leitura da imagem visual e tem por objetivo ultrapassar a resposta natural dos sentidos e os gostos e preferências condicionados.
Esse exercício tem por objetivo introduzir uma forma mais estruturada de analisar imagens, distinguindo entre o que é evidência e o que é inferido ou imaginado.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística.
A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.
A visualidade estuda os fenômenos de criação, distribuição, aproveitamento e legitimação dos recursos que incluem as formas de comunicação visual como o desenho, o teatro, a música, a dança e as artes plásticas e visuais.
Os recursos visuais são muito importantes em apresentações de alto impacto. Isso porque, ajudam a aprimorar a compreensão do conteúdo, envolver a audiência, melhorar a retenção de informações e tornar a comunicação mais eficaz.
Qual é a ideia principal sobre a linguagem visual?
De acordo com o texto, a ideia principal sobre a linguagem visual é que ela é um corpo de dados constituído de partes, com elementos visuais básicos para compor e compreender mensagens.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
- Conhecer os elementos da linguagem visual, utilizando-os na composição e registros de pensamentos e ideias sobre fatos do cotidiano; - Expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio de articulações de poéticas pessoais.
Cultura Visual é um campo de estudos que aborda as imagens visuais como formas de entendimento do mundo e da realidade. É através das imagens que entendemos os hábitos e os costumes de um povo ou coletivo humano. As imagens abordadas pela Cultura Visual não são as das obras de arte, dos museus e do cinema.
Como dissemos, a cultura visual pode ser vista em todos os lugares onde uma criança costuma ir. É por meio da alfabetização visual que as crianças podem fazer uma leitura crítica da sociedade, além de interpretá-la e se inserirem nela.
Trabalhos pioneiros em cultura visual foram produzidos por John Berger (Ways of Seeing, 1972) e Laura Mulvey (Visual Pleasure and Narrative Cinema, 1975). Segundo John Berger, "Ver precede as palavras. A criança olha e reconhece, antes mesmo de poder falar".