Tem como missão: disseminar a cultura de adoção de padrões para o desenvolvimento pleno da Web a longo prazo. organizar atividades na região para promover e demonstrar as ferramentas e padrões desenvolvidos pelo W3C Mundial.
O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com 450 membros, agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.
Os Padrões Web são recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), as quais são destinadas a orientar os desenvolvedores para o uso de boas práticas que tornam a web acessível para todos.
O W3C é uma comunidade internacional que inclui uma equipe em tempo integral, especialistas do setor e várias organizações membros. Esses grupos trabalham juntos para desenvolver padrões para a World Wide Web.
As linguagens de programação web são utilizadas especificamente para o desenvolvimentos das camadas de apresentação e de lógica de negócio de web sites, portais e aplicações web em geral.
Em termos processuais: o documento sobre o processo do W3C, o Contrato de Filiação, a política de patentes, e alguns outros documentos estabelecem papéis e responsabilidades das partes envolvidas no desenvolvimento dos padrões do W3C.
A ideia da Web semântica surgiu em 2001, quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades” (The Semantic Web ...
O desenvolvimento web inclui criação, codificação e programação de sites e seus respectivos elementos e linguagens. Ele também envolve integração com sistemas e ferramentas, armazenamento de banco de dados, cibersegurança, entre outros, com o objetivo de estruturar cada detalhe de uma página da internet.
Como funciona o W3C na Web? O W3C é a entidade que busca garantir que a web atinja todo o seu potencial e, para isso, desenvolve protocolos e diretrizes para o crescimento da rede em longo prazo.
HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa: "Linguagem de Marcação de Hipertexto") é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web.
O HTML oferece recursos de acessibilidade, permitindo a criação de websites que podem ser facilmente navegados por usuários com deficiências visuais ou outras limitações. O CSS também contribui para a acessibilidade, fornecendo recursos para ajustar a aparência de acordo com as necessidades dos usuários.
Um analista e desenvolvedor de sistemas é responsável por analisar, projetar, desenvolver e implementar sistemas de informação. O Analista de Sistema é um profissional da área de tecnologia da informação, sendo responsável por criar soluções utilizando um sistema de informação.
O desenvolvimento de sistemas é um processo que envolve a criação de softwares para atender às necessidades das empresas. Esse processo começa com a análise das necessidades dos usuários e da empresa, e a partir daí, os desenvolvedores trabalham na criação do design do sistema, codificação, testes e documentação.
A Web Semântica é uma teia de informações construída de forma a ser facilmente processável por máquinas em uma escala global. A ideia geral é a de criar uma maneira eficiente para representar dados na World Wide Web de forma a construir um banco global de dados conectados.
Neste contexto surge a “Web Semântica”. Segundo Tim Berners-Lee, um dos seus idealiza- dores, a Web Semântica é uma evolução da Web atual. Ela visa fornecer estruturas e dar significados semânticos ao conteúdo das páginas Web, criando um ambiente onde softwares e usuários possam trabalhar de forma cooperativa.
A Web Semântica exige esforços interdisciplinares para alcançar seu potencial, como da Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Ciência da Informação e Design da Informação.
A estrutura de um site refere-se à hierarquia, ordem e organização das páginas do seu site, mapeadas de acordo com a experiência de usuário desejada. Ela conecta todas as partes de um site por meio de um sistema de navegação com menus, links internos e conteúdo.
Parágrafos de texto são gerados na HTML por meio das tags <p> </p>. Esse é um exemplo de tag cuja disposição na tela se dá em forma de bloco, ou seja, um parágrafo é posto sempre abaixo do outro. O código da Listagem 3 adiciona três parágrafos, que podem ser visualizados na Figura 2.
O Web Standards é, na verdade, um conjunto de normas, diretrizes e recomendações do próprio W3C para auxiliar o desenvolvedor WEB (Client-side) a restringir os códigos neste formato padronizado. Em outras palavras, a ideia por trás do Web Standards é fazer com que a WEB se torne acessível a todos.
Quando o assunto é desenvolvimento web uma das tecnologias abordadas e o CSS que pode ser definido como?
Quando o assunto é desenvolvimento Web, uma das tecnologias abordadas é o CSS, que pode ser definido como: Uma abordagem de modelagem de sistemas desenvolvida especificamente para documentos Web.
O que é Full Stack? Full Stack é um tipo de profissional ligado à área de TI capaz de trabalhar nas mais diversas atividades que dizem respeito ao desenvolvimento e programação web, muito valorizado no mercado graças ao seu conhecimento em diferentes linguagens, códigos e tecnologias.