Nas primeiras horas desse dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – se alinharão no céu. Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, embora Mercúrio esteja mais próximo do horizonte e seja mais difícil de observar.
Esta semana, Saturno (mag 0.7) será o ponto mais brilhante perto da Lua. Nosso satélite natural também encontrará o aglomerado estelar das Plêiades. Além disso, em 17 de outubro, ocorrerá a Lua Cheia. Para ter certeza de qual objeto celeste você está olhando, use o aplicativo Sky Tonight.
A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem próxima do horizonte leste. 🔭 09/07 (18h30 – 21h30). Lua e estrela. A Lua estará próxima da estrela Regulus, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Leão.
O planeta Marte poderá ser avistado na direção norte, no início da noite. Júpiter será visível de madrugada, imerso no brilho da aurora, muito próximo ao horizonte leste, pouco antes do nascer do Sol. Saturno aparecerá como uma estrela alaranjada de primeira magnitude, na direção norte, por volta das 22-23h.
Em oposição ao sol, Saturno poderá ser visto a olho nu na Terra neste sábado (7) Saturno vai ficar em oposição ao sol na noite deste sábado (7) e na madrugada de domingo (8) e poderá ser visto a olho nu na Terra, marcando o melhor período para observar o planeta em 2024.
Nesse evento, os dois planetas parecerão estar muito próximos no céu noturno, criando uma visão cativante para os observadores. Para quem está no Brasil, o melhor momento para testemunhar essa conjunção será durante o crepúsculo vespertino na direção oeste-sudoeste.
Até setembro de 2024, haverá uma imensa explosão a cerca de três mil anos-luz da Terra, proporcionando aos astrônomos e amantes da observação espacial uma chance rara de testemunhar esse evento – como se uma nova estrela despontasse no céu.
Que horas vai ser o alinhamento dos planetas hoje, 2024?
No dia 8 de setembro de 2040, cinco planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) irão se alinhar no céu. A Lua crescente também estará visível, posicionada entre Vênus e Saturno. A melhor hora para as observações será por volta das 19h30, hora local.
Em 2024, fenômenos astronômicos incríveis como o "cometa do século", chuvas de meteoros e eclipses serão visíveis. O cometa C/2023 A3 promete brilhar intensamente em outubro. Superluas, eclipse lunar parcial e solar anular também estão no calendário. Observação em locais escuros é recomendada para melhor visualização.
São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".
para observar o planeta Júpiter hoje. Ele está localizado exatamente no lado oposto da terra. a partir do sol, ou seja Júpiter está completamente iluminado pelo sol, por isso brilha intensamente no céu noturno. Astronomia, dizemos que o planeta Júpiter está hoje em oposição.
Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023. Quanto mais cedo você procurar por Vênus em maio, mais alto ele estará, mas há algumas ocasiões durante o mês em que o local estará mais pitoresco.
Neste sábado, Saturno, Marte, Júpiter e a Lua se alinharão no céu, formando uma conjunção visível a olho nu no Brasil. O fenômeno ocorrerá pouco antes do amanhecer e poderá ser observado em todo o país, destacando a importância de buscar locais sem obstáculos para uma melhor visualização.
T Coronae Borealis: Uma Nova Pronta para Explodir Qualquer Noite em 2024. A qualquer momento, uma estrela que estava escondida por décadas iluminará o céu noturno! Uma erupção de nova está prestes a ocorrer na constelação de Corona Borealis.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.
O planeta Saturno estará em oposição com o Sol (oposição é um termo utilizado em astronomia para designar a situação em que dois corpos celestes estão em posições opostas no céu, quando vistos da Terra). O planeta poderá ser visto durante toda a noite na constelação de Aquário.
Bem perto de Marte, encontramos o planeta Saturno, na constelação do Serpentário. O planeta dos anéis poderá ser observado até às 3h da madrugada. Marte, Saturno e Antares, uma estrela avermelhada e a mais brilhante da constelação do Escorpião, formarão um triângulo no céu nas próximas noites.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.