Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia.
É uma mistura dos fatos reais com a criatividade do ser humano, as lendas fazem parte da memória e constituem a identidade cultural de uma sociedade. Preservá-las é preservar a história de um grupo, de um local.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos (mitologia). De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
Qual o objetivo de trabalhar as lendas do folclore?
Através dele, as crianças podem conhecer sobre as crenças, valores e contextos populares, e são informações que podem ser ensinadas de forma colorida e didática para promover uma educação para a vida.
Parte da cultura do nosso país, as lendas do folclore brasileiro são uma representação rica e muito diversa dos nossos costumes, histórias e crenças, principalmente no que é relacionado à natureza — alô, floresta Amazônica!
O estudo do folclore mantém a tradição de um povo, fala sobre a cultura e história, fonte de conhecimento das nossas origens, construindo base para a identidade e suporte para a essência.
As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. A maioria das lendas brasileiras são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e estórias trazidos de portugueses e africanos.
Quais são as principais características de uma lenda?
As lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas para explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Nas lendas há uma mistura de fatos reais com imaginários, história e a fantasia.
Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
As lendas indígenas, fazem parte da cultura popular brasileira e têm como objetivo ajudar a retratar a cultura, histórias e crenças do povo indígena. No entanto, algumas lendas indígenas surgiram como forma de explicar a origem de plantas e costumes dos povos.
Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética. “Muitas dessas histórias aconteceram de verdade, há casos em que foram noticiados nos jornais.
As lendas e mitos brasileiros possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiu a produção de mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
LENDÁRIO é derivado de LENDA (narrativa em que fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética); LEGENDÁRIO é relativo a LEGENDA (inscrição, dístico, letreiro, vida dos santos, lenda).
O que significa quando a pessoa te chama de lenda?
Indivíduo conhecido por muitos e admirado pelos seus feitos, pelo seu talento ou pelo seu desempenho em determinada área (ex.: lenda do basquetebol; lenda do cinema).
As lendas são relatos que fazem parte da tradição popular. Essas histórias podem ser transmitidas de forma oral ou escrita, e falar sobre acontecimentos reais ou fictícios. Além disso, costumam ser histórias fantásticas, com muita magia, seres encantados ou místicos, por exemplo.
Podemos, por exemplo, conhecer a cultura do povo que as inventa, como, no caso das lendas indígenas, que estão impregnadas de elementos dessa cultura. Assim, ao lermos uma história, conhecemos um pouco o modo como os índios viviam, em que acreditavam e quais eram seus costumes e hábitos.
RESUMO: Uma lenda urbana é uma forma de folclore moderno. São histórias tidas como verdadeiras pela cultura popular. Emergem espontaneamente, espalhando-se de modo viral pelas vias oral ou escrita. Muitas vezes são compostas em determinado lugar e levadas a outros onde podem continuar se desenvolvendo e se modificando.
Qual o objetivo de trabalhar lendas na educação infantil?
O plano de aula sobre o folclore na educação infantil tem como objetivo geral promover o conhecimento e a valorização das tradições culturais brasileiras, estimulando a curiosidade e o respeito pelas diversas manifestações folclóricas.
"As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico.