A palavra “circo” vem do latim “circus” (referente a círculo ou anel). O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense.
A história do circo no Brasil começou no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde se agruparam em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.
O circo é um espetáculo cultural permanente e, desde seus primórdios, é considerado, além de um grande local com espetáculo que vislumbra os olhos, também como uma forma de manifestação cultural.
A arte circense pode ser um instrumento que possibilita diversos aprendizados. Tais possibilidades vão desde a relação com outros temas vinculados com o desenvolvimento de habilidades motoras e também na discussão de valores.
Quais os objetivos das atividades do circo no âmbito escolar?
As linguagens artísticas desenvolvi- das com as Atividades Circenses possibili- tam às crianças oportunidade de expressar seus sentimentos, ter novas experiências e aumentar sua autoestima.
“O circo tem o importante papel social de levar a cultura circense milenar ao maior número de pessoas possível. É uma forma de arte muito acessível, capaz de chegar a regiões que outras artes não alcançam, a bairros onde as pessoas têm pouco acesso à cultura.”
Além da autoconfiança, algo que ele busca mostrar ao pequeno, e já ensinou nas aulas de circo, é crença no outro e no trabalho conjunto. Quando lecionava acrobacias em solo, fazia muitos exercícios em grupo, já que é uma modalidade que exige força e atenção para manter em segurança os artistas envolvidos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A criatividade é crucial para o artista de circo porque sem ela, não é possível criar números únicos, que cativem o público. Além disso, há outros motivos essenciais que devem ser citados, como: fica mais fácil se adaptar ao novo; melhora a forma de se expressar.
O circo é uma forma de arte, bem como uma forma de estímulo físico e mental. Pois bem, praticar permite que o amante circense seja criativo, a medida que explora e se expressa de uma maneira que não tinha antes.
A história do circo se caracteriza por uma excepcional junção de linguagens e expressões artísticas. Um espetáculo circense é feito por artistas multifacetados, formados a partir de uma série de habilidades e técnicas, de originalidade e experimentação – faz lembrar de alguém?
De espetáculos de rua, a circos de lona, de dois artistas a mais de 200, assim são os circos que existem no mundo. Grupos de circo, circos de lona e circos de rua.
O circo e o teatro trazem cultura, criatividade e mensagens de valores essenciais para o desenvolvimento humano, além de estimular a imaginação e muitos outros benefícios.
A magia do circo é um espetáculo que transcende gerações, encantando crianças e adultos de todas as idades. É um mundo mágico onde artistas habilidosos realizam proezas incríveis, transportando-nos para um lugar de maravilhas e sonhos. Agora, imagine a oportunidade única de ter dois circos simultaneamente na cidade.
As atividades circenses, além de serem uma produção cultural, possibilitam a experimentação do movimento, a criatividade e a expressividade por meio do corpo...
Promover atividades com estímulo à criatividade a partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros. Promover a socialização e integração das crianças por meio de brincadeiras.
As artes circenses são um fantástico entretenimento, que envolve diversas áreas artísticas como a dança, o teatro e a música. Os artistas apresentam os seus espetáculos ao som de uma música contagiante e interagem com o público de uma forma única.
Nas aulas de circo serão desenvolvidas as capacidades físicas de força, flexibilidade, resistência e velocidade, além das habilidades motoras específicas como equilíbrio (estático e dinâmico), lateralidade, noção espacial (sinestesia), coordenação motora fina, dentre outras.
Além da autoconfiança, algo que ele busca mostrar ao pequeno, e já ensinou nas aulas de circo, é crença no outro e no trabalho conjunto. Quando lecionava acrobacias em solo, fazia muitos exercícios em grupo, já que é uma modalidade que exige força e atenção para manter em segurança os artistas envolvidos.
Por ser bastante lúdica, a aula de circo ajuda a reduzir os níveis de estresse do dia a dia. Geralmente ministrada em grupos, a atividade é ideal para interagir com pessoas que também estão se divertindo e deixar a rotina mais leve.
Quais atividades podem ser desempenhadas em um circo?
Entre tantas modalidades circenses, quatro se destacam na escola: manipulação de objetos (malabares), acrobacia, equilíbrio e palhaçaria, geralmente apresentadas por meio de jogos.
Segundo Bortoleto (2016), o circo desenvolve a expressão corporal, mas para além disso, reúne teatro, dança, música, cenário, figurino, habilidades lógicas e criativas em um espetáculo que traz inúmeras possibilidades de temas e conhecimentos.