Como você pode ver, em ambos os casos o resultado foi o número inicial: o seis. Se multiplicamos e dividimos pelo mesmo número (ou vice-versa), as operações se anulam. É por isso que dizemos que multiplicação e divisão, são operações opostas.
As operações básicas da Matemática são a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. As quatro operações matemáticas básicas são a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, consideradas essenciais para o aprendizado da Matemática.
Compartilhe: Um dos conceitos matemáticos mais importantes que os estudantes precisam entender é a regra de sinais – adição, subtração, multiplicação e divisão. Essa regra é fundamental para a realização de operações com números positivos e negativos.
O número de cima do qual subtraímos é chamado de minuendo, o número de baixo é chamado subtraendo e, finalmente, o resultado é conhecido como resto ou diferença.
O resultado da multiplicação é conhecido como produto. Para encontrar o produto entre dois números, utilizamos a tabuada e o algoritmo da multiplicação.
Observando o exemplo acima, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação e que a multiplicação é a operação inversa da divisão.
A relação entre um número real e seu arredondamento é representada pelo símbolo ≈, que indica que o primeiro número é aproximadamente igual ao segundo. Por exemplo: 8,71 ≈ 8,7. Para arredondar um número, devemos identificar qual é o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada.
Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4, se o número formado pelos seus dois últimos algarismos é divisível por 4. Exemplos: 4312 é divisível por 4, pois 12 é divisível por 4, mas 1635 não é divisível por 4 pois 35 não é divisível por 4.
Essa propriedade funciona em dois casos práticos. Quando existe um número negativo que será passado para o outro lado multiplicando ou dividindo, inverte-se o sinal da desigualdade. Quando multiplicamos uma inequação por – 1, inverte-se o sinal da desigualdade.
As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.