Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares.
Na comparação abaixo, o lado esquerdo corresponde ao modo CMYK. Sendo assim, Ciano (lado esquerdo) é a cor inversa do Vermelho (lado esquerdo), o Magenta é a cor inversa do Verde e o Amarelo é a inversa do Azul.
Preto e Branco: uma dupla eternizada na moda por Coco Chanel, juntos trazem uma simbologia muito forte. Enquanto um simboliza a morte e o fim, o outro simboliza o nascimento e o começo.
George Henrique e Rodrigo - Seu oposto pt. Henrique e Juliano - DVD Ouça com o coração
Qual é o oposto de roxo?
Por exemplo, a cor complementar do roxo é o amarelo, a cor complementar do laranja é o azul, a cor complementar do verde é o vermelho. E assim por diante. Exemplo de combinação complementar: vermelho-arroxeado e amarelo-esverdeado.
O verde é uma cor secundária, ou seja, é obtida misturando duas cores primárias, neste caso, o azul e o amarelo. Portanto, o verde é a cor complementar do vermelho, pois é a única cor que, quando misturada com o vermelho, produz preto.
Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e preto. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares. Estas cores são contrastantes, ou conflitantes, e que produzem dois efeitos diferentes, dependendo de como eles são usados.
As cores complementares são as cores que se encontram no círculo cromático em posições exatamente opostas. Essas tonalidades de cores são as que possuem maior contrastes entre si. O círculo cromático é composto por cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores complementares são aquelas que ficam opostas no círculo cromático. No caso do laranja, isso seria o azul. Um pouco de azul em acessórios ou em detalhes pode criar um contraste interessante.
Preto: O preto contrasta bem com o bege, oferecendo uma aparência sofisticada e moderna. Marrom: Tons de marrom podem criar uma paleta terrosa e natural quando combinados com o bege.
O azul e o amarelo também estão presentes em extremos opostos do círculo cromático. O amarelo traz um aspecto revigorante para o cômodo, já que é uma cor vibrante e muito energética.
Quando as cores são invertidas, a cor de cada pixel na tela é revertida. Por exemplo, preto se torna branco, vermelho torna-se turquesa, e verde torna-se roxo.
Para chegarmos ao preto, teríamos que misturar as cores primárias em quantidades iguais, ou seja, amarelo, vermelho e azul combinadas dariam preto. Ué, mas amarelo e vermelho em quantidades iguais dão laranja, não é mesmo? Então… misturar azul e laranja chegará a esse mesmo resultado.
A palavra vermelho tem sua origem no latim vermillus, que significa "pequeno verme", remetendo-se à cochonilha, inseto do qual é extraído o corante carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Seu prefixo grego é eritro-. Trata-se de uma cor-luz primária e secundária (CMYK) e cor-pigmento primária.