A geração Z busca um ambiente de trabalho divertido, sem rigidez de hierarquia e formalidade, que valorize sua autonomia e compartilhe seus valores. Os indivíduos da geração Z têm alta rotatividade no mercado de trabalho. São impacientes, proativos e desejam rápida progressão na carreira.
A geração Z é ultra conectada e antenada com o mundo, e essa combinação pode ser um combustível poderoso para olhar os problemas sob uma nova ótica, para trazer soluções inovadoras. Podemos esperar muitos avanços não apenas tecnológicos, mas também soluções para problemas comuns nas empresas ou na sociedade.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
A geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, tem um impacto significativo no mercado da moda nos últimos anos. Com um consumo definido pela valorização da sustentabilidade e a influência das redes sociais, esse grupo chegou a redefinir o sucesso de marcas de luxo e de massa.
Também conhecidos como centenials, por terem vindo ao mundo em plena mudança de século — os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010 —, chegaram com um tablet e um smartphone debaixo do braço.
Geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos hiperconectados, ágeis, individualistas, simples, tolerantes e ligados à diversidade. A geração Z expressa suas emoções em emojis e retrata suas críticas e ponderações da realidade com humor por meio de memes.
A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, em um ecossistema naturalmente digital, o que faz com que tenham características particulares como velocidade na tomada de decisões, a busca constante por desafios e o equilíbrio entre qualidade de vida, saúde mental e trabalho.
Por ser a geração mais diversificada até hoje, a Geração Z valoriza diferentes perspectivas e debates honestos. Eles podem ser jovens, mas pensam de forma crítica, têm interesse em cultura e querem saber como podem melhorar a si mesmos.
Neste sentido, um relatório da Deloitte aponta que 74% da Geração Z buscam maiores salários, mas também o aprendizado de novas habilidades e o desenvolvimento da vida profissional ao longo da carreira. Há, também, a busca por pertencimento, propósito e flexibilidade, conforme pesquisa realizada pelo InfoMoney.
O que podemos considerar mais marcante da geração Z?
Geração Z: características principais
Essa geração nasceu com os olhos na tela e são extremamente habituados com as tecnologias do mundo, mas além disso, as diferenças e movimentos sociais já não são novidades para essas pessoas.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
“Embora a Geração Z seja conhecida por seus hábitos de lanches, eles gostam de comer sobremesas na companhia de outras pessoas. No Brasil, os consumidores de 16 a 24 anos costumam comer sobremesas/doces quando comemoram uma ocasião especial em casa (59%) ou fora de casa (56%).”
Estão sendo postos em jogo os ideais de parceiros fixos e de compromissos considerados tradicionais. É aí que entra a agamia. Os conceitos de monogamia (se relacionar com apenas uma pessoa) e poligamia (se relacionar com mais de uma pessoa) vêm sendo cada mais discutidos.
Alguns dos desafios da Geração Z estão relacionados com a exigência crescente de qualificação, instabilidade econômica e um ambiente corporativo cada vez mais competitivo.
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.
Isso se deve ao fato de que, em suas curtas vidas, essas duas gerações suportaram convulsões políticas, ondas de violência – hoje em dia, qualquer um pode ser vítima de um tiroteio – e se sentem menos esperançosas quanto ao futuro – tanto do ponto de vista financeiro quanto no que diz respeito ao aquecimento global.
A GenZ também se preocupa com seu futuro, com as relações familiares e, mais do que tudo, em se divertir. E faz isso de uma forma nova, criando ecossistemas que aumentam o alcance de cada assunto.
Crie um ambiente inclusivo e diverso: essa geração também valoriza a inclusão e a diversidade, a experiência e oportunidades de novos aprendizados. Pense em ações que possam ampliar isso, como criar mais momentos de trocas entre o time, principalmente se o seu tiver várias gerações.
Estão sempre muito focados na sua identidade e em ser autênticos. Por isso, muitas vezes, ficam suscetíveis a não tolerar a frustração diante de tudo o que lhes é apresentado. Além disso, há uma exposição constante a imagens idealizadas, como o ideal do sucesso, do amor, da paixão, do sexo, da beleza, entre outros.
Ao contrário dos Millennials, a Geração Z está focada em encontrar o emprego dos sonhos em vez de buscar apenas a estabilidade financeira, de modo que você não pode conquistá-los apenas com salário.
A Geração Z (2000-2010), que tem esse nome vindo da palavra “zapear”, porque seus representantes já nasceram na era dos controles remotos, das tecnologias digitais, da internet e seus cliques, acostumaram-se às altas velocidades das mudanças, sabem lidar com diferentes estímulos ao mesmo tempo, acessam informações de ...