Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.
Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas. A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.
O padre norte-americano Alex Crow, do Alabama (EUA), se casou com uma estudante de 18 anos e fugiu para a Itália. A quebra do celibato resultou em sua expulsão da igreja pelo Vaticano, conforme noticiou o jornal New York Post.
Os caminhos do padre Paulo Müller, 85 anos, foram traçados com um propósito de Deus, garante o religioso. Isso porque, antes da batina, ele serviu ao Exército, foi casado e teve quatro filhos.
O carioca Vitor Pereira é o primeiro homem casado a ser ordenado padre pela Igreja Católica no Brasil. Entenda o caso pela explicação de Dauro Machado. Sua Excelência Reverendíssima, Dom George Khoury, Eparca dos Católicos Greco-Melquitas no Brasil ordenou ontem (domingo) como Padre, o Diácono Vitor Pimentel Pereira.
O Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, diz que padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar. A prática existe, pelo menos, desde o século 11. Na história contemporânea, foi reafirmado pelo Papa Pio XII (1939-1958) e no Concílio Vaticano, em 1965.
O padre Francisco José de Sousa decidiu largar o sacerdócio e, dois anos depois, se casou com uma aluna. A união, que não deixou filhos, durou cinco anos. O pedido de reintegração foi enviado ao Vaticano e o Papa Francisco deu uma resposta favorável.
A proibição ao casamento dos padres, impondo o celibato, na Igreja Católica Apostólica Romana foi instituída em dois momentos. Inicialmente, em 1123, depois, em 1139. Com estas decisões, ficou decretado que clérigos não poderiam casar ou mesmo se relacionar com concubinas.
Por ser padre, ele é obrigado a manter celibato, ou seja, não pode se casar ou manter relações sexuais. O religioso abdicou dos "prazeres mundanos" para se dedicar exclusivamente a servir a Deus.
O Padre Fábio de Melo usou o Instagram, neste domingo (26/2), para se declarar a uma amiga, a empresária Sandra Habib. O religioso emocionou os seguidores com uma homenagem para lá de especial. “Alguns amigos nos são dados pelo desejo.
O salário médio de um Padre no Brasil é de R$ 5.424,37. As especialidades com os melhores salários são Missionario, Ministro de Culto Religioso e Teologo. Essas informações são baseadas nas 799 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
Em 2002, em um barco no meio do rio Danúbio, uma mulher foi nomeada padre pela primeira vez na história da Igreja Católica. Ela era austríaca, e com ela havia outras seis mulheres e um bispo que aceitou ordená-las, apesar de ser um ato severamente proibido pelo Vaticano.
O primeiro motivo disso, ele diz, é acadêmico. "Minha mãe não tinha estudos, ela jamais teria condições de compreender as dimensões filosóficas, teológicas que eu trato com ela na conversa. Um segundo motivo, que é por ser filho de Minas Gerais e ser muito escrupuloso.
Padres casados também existem na Igreja Latina, ainda que como exceção. O principal caso talvez seja o das comunidades anglicanas que, durante o pontificado de Bento XVI, decidiram entrar em comunhão com a Igreja Católica.
Quanto ao crime de quebra de celibato, não haveria punição perante as leis penais, já que não há qualquer previsão legal para tanto, respondendo tão somente perante as leis católicas.
É verdade que o padre Fábio de Melo deixou de ser padre e se casou?
Adepto das redes sociais, o padre Fábio de Melo usou o Twitter, nesta sexta-feira (17), para dizer que não vai casar. O religioso afirmou que uma notícia – na qual ele viraria metodista para poder se unir a mulher pela qual ficou apaixonado – que tem circulado na internet é falsa e tem trazido problemas para ele.
É verdade que o padre Fábio de Melo deixou o sacerdote?
Em entrevista ao “Conversa com Bial”, o religioso explicou que a intenção foi aproximar os leitores de uma obra extremamente pessoal. Durante outras entrevistas, o Padre Fábio de Melo reiterou que não pensa em deixar a função de líder espiritual.
Padre Fábio de Melo causou polêmica ao aparecer com o cinto de grife e teve a vida religiosa questionada nas redes sociais. Acusado de ostentar e não se vestir da forma tradicional como outros padres, surgiu a dúvida de se ele ainda é um sacerdote. Uma das pessoas que questionou o assunto foi Paula Braun.