Mas o Sudão, também na África, é o país com maior número de pirâmides. Veja que curioso. Enquanto o Egito possui 138 pirâmides, o território sudanês conta com cerca de 255. Aliás, o lugar ideal para vê-las é na antiga cidade de Moroë, onde estão concentradas cerca de 200 pirâmides sudanesas.
As pirâmides do Egito são monumentos históricos com profundo significado religioso e complexidade arquitetônica. Serviam como túmulos para os faraós. No complexo que abriga as Pirâmides de Gizé, também está localizada a Grande Esfinge.
A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide (2570 a.C.), foi mandada a erguer pelo faraó Quéops em Gizé, Egito.
Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, considerada a primeira pirâmide do mundo e a grande estrutura de pedra mais antiga. Além desta pirâmide, em Saqqara há outras pequenas pirâmides, além de algumas tumbas de nobres e governantes de prestígio que quase alcançam o nível do Vale dos Reis.
Este santuário, situado em Alta Floresta do Oeste, Rondônia, tem sido objeto de estudo desde 2009. Proximamente ao altar, foram encontradas outras evidências intrigantes. Uma construção feita de pedra e terra, com um formato piramidal, exibia desenhos de animais e humanos em seu topo.
A pirâmide de Quéfren é a segunda maior do Egito, ficando atrás apenas da pirâmide de Quéops. Atualmente é a única das pirâmides que ainda conserva uma pequena parte de seu antigo revestimento de calcário branco na parte superior.
A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.
A Pirâmide de Gizé possui 146,5 metros e foi a construção mais alta do mundo até o século XIV. Um total de 30 a 100 mil pessoas trabalhou em sua construção durante 14 a 20 anos. Acredita-se que as enormes pedras foram transportadas em espécies de trenós de toras de madeira ou pelo rio Nilo.
Existem, porém pirâmides mais antigas e impressionantes. Em um vale há 2 horas ao norte de Lima, forma encontradas nove pirâmides com mais de 5 mil anos. São pirâmides escalonadas que fazem parte de um complexo religioso.
Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição, e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar a sua vida após a morte.
De todas as maravilhas da Antiguidade, a Grande Pirâmide de Gizé, localizada no Egito, é a única que pode ainda ser contemplada pelos turistas da atualidade.
Mas o Sudão, também na África, é o país com maior número de pirâmides. Veja que curioso. Enquanto o Egito possui 138 pirâmides, o território sudanês conta com cerca de 255. Aliás, o lugar ideal para vê-las é na antiga cidade de Moroë, onde estão concentradas cerca de 200 pirâmides sudanesas.
Pirâmide de Miquerinos é a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé. A pirâmide foi feita para ser tumba do faraó Miquerinos, filho do faraó Quéfren e o quinto soberano da Quarta Dinastia.
No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.
Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.
Estas misteriosas pirâmides antárticas, conhecidas como "nunataks", são na verdade formações geológicas naturais que foram esculpidas por milhões de anos de atividade natural.
Por um longo tempo, uma equipe multidisciplinar de arqueólogos, geofísicos, geólogos e paleontologistas afiliados a várias instituições da Indonésia obteve evidências que sugerem que a enorme estrutura piramidal subterrânea escondida sob uma colina da Indonésia poderia ser a mais antiga do mundo construída pelo homem.
Já a última das pirâmides de Gizé, construída para Miquerinos, filho de Quéfren, foi finalizada por volta de 2510 a.C. Ela é a menor das três pirâmides principais, com 62 metros de altura.