A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.
Suécia. A cidade de Kiruna, localizada no extremo norte da Suécia, é outro destino imperdível para quem busca contemplar o Sol da Meia-Noite, durante os meses de maio a julho.
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.
Como dissemos, o Sol da Meia-noite ocorre nos pólos da Terra, portanto apenas alguns territórios são contemplados com este evento natural. Na região do Círculo Polar Ártico, é possível presenciá-lo em países do norte da Europa como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Rússia.
A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.
A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.
Com clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo, sua principal cidade é Longyearbyen – para chegar lá é necessário pegar um voo para o Aeroporto de Svalbard. Para quem busca vivenciar a “noite polar”, a viagem precisa ser programada entre meados de novembro até final de janeiro.
🇫🇮 No norte da Finlândia são quase 73 noites, sem noite! Isso porque acima do círculo polar ártico, o sol brilha sem parar por mais de 2 meses em várias regiões!
Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.
Na cidade de Tromsø, no norte da Noruega, os residentes experimentam a noite mais longa do planeta. Localizada acima do Círculo Polar Ártico, Tromsø é conhecida por seu fenômeno natural único: o período de escuridão contínua que ocorre durante o inverno.
Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Na ilha, em junho, o sol se põe após a meia-noite e nasce logo depois, às 3h. Por isso, é normal as pessoas ficarem de óculos escuros o tempo todo.
No dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro, o Litoral Sul testemunha um pôr do sol mais de duas horas mais tarde do que em Natal (RN), no norte do Brasil.
Esse fenômeno ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. No verão, o hemisfério norte está inclinado em direção ao Sol, resultando em dias mais longos. No Círculo Ártico, isso significa que o Sol fica visível no céu mesmo à meia-noite, criando uma experiência única e surreal.
🌞 Na Islândia, isso é bem comum no verão. O sol não se põe, permanecendo acima (ou próximo) do horizonte por quase 24 horas por dia. 🌎Vivenciado no extremo norte do globo (acima do Círculo Polar Ártico) e no extremo sul (Antártica), o espetáculo natural ocorre devido à órbita elíptica da Terra.
😱☀️ Aqui na Lapônia o sol não se põe no verão chegando a 73 noites “sem noites” nas cidades ao norte. O sol toca o horizonte e volta a subir sem nunca permitir que escureça. Esse fenômeno é chamado de sol da meia noite e pode ser visto acima da linha do Ártico.
No polo sul, há seis meses seguidos de claridade, com o sol visível no horizonte. O fenômeno é chamado de sol da meia-noite ou noite-branca e ocorre tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte – sempre em latitudes além do círculo polar.
Quantos países tem no mapa-múndi? Existem 193 países no mapa-múndi, representados por fronteiras políticas e separados em 6 continentes. Quantos países tem no mundo segundo a ONU? Segundo a ONU, tem 195 países no mundo, sendo 193 reconhecidos internacionalmente e outros dois Estados observadores — Vaticano e Palestina.
Não o sol da meia-noite, mas pelo menos seu cone de luz pode ser visto em todo o país. Assim, as noites mais longas e escuras são no solstício de inverno por volta de 21 de dezembro. Então a noite em Reykjavík dura quase 20 horas e os dias começam cerca de 9 horas mais tarde do que aqui na Europa Central.